27.1 C
New York
Friday, January 9, 2026
InícioNacionalSociedadeMais de 900 funcionários do Município de Quelimane sem salário há seis...

Mais de 900 funcionários do Município de Quelimane sem salário há seis meses 

Resumo

O Município de Quelimane enfrenta uma grave crise financeira há mais de seis meses, com uma dívida salarial superior a 72 milhões de meticais, afetando mais de 900 funcionários. A falta de transferência de cerca de 150 milhões de meticais pelo Estado central comprometeu a planificação anual do município, levando a atrasos nos salários desde julho do ano passado. A situação agravou-se durante o período festivo, com vereadores, membros da Assembleia Municipal e funcionários sem receber ordenados no Natal e Ano Novo. Para reduzir custos, o município teve de exonerar vereadores e diretores, devido ao peso salarial mensal de cerca de 12 milhões de meticais. Enquanto não houver uma solução definitiva, mais de 900 famílias aguardam ansiosamente pelos salários em atraso.

O Município de Quelimane enfrenta uma grave crise financeira, há mais de seis meses. A dívida salarial supera os 72 milhões de meticais e afecta mais de 900 funcionários. Segundo o edil Manuel de Araújo, o problema começou quando o Estado central não canalizou cerca de 150 milhões de meticais, valor que estava previsto na planificação anual do município.

A situação tornou-se ainda mais crítica no período festivo. Vereadores, membros da Assembleia Municipal e funcionários em geral passaram o Natal e a transição do ano sem receber os seus ordenados. De acordo com relatos, desde Julho do ano passado nenhum salário foi pago.

Mas afinal, o que está a acontecer? O edil explica que toda a planificação foi comprometida devido a uma promessa, que considera falsa, de que fundos seriam transferidos pelo nível central. Com um peso salarial mensal de cerca de 12 milhões de meticais, o município viu-se obrigado a avançar com exonerações de vereadores e directores para tentar reduzir custos.

Enquanto não houver uma solução definitiva, mais de 900 famílias continuam à espera de respostas e, sobretudo, dos salários em atraso.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

SERNIC: Campanha de consciencialização contra homicídios em Inhambane

0
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Inhambane, está levar a cabo uma campanha de consciencialização que visa combater homicídios. Em média, a Província...
- Advertisment -spot_img