27.1 C
New York
Thursday, February 5, 2026
InícioCulturaMais oficiais superiores subalternos para o combate ao terrorismo

Mais oficiais superiores subalternos para o combate ao terrorismo

Resumo

O Presidente da República de Moçambique presidiu à cerimónia de graduação na Academia Militar Samora Machel em Nampula, desafiando os novos militares a contribuir na luta contra o terrorismo. Esta foi a décima oitava cerimónia de graduação na academia e contou com a presença do Presidente, que destacou a importância do novo efetivo na defesa da soberania e integridade territorial do país. Os graduados, oficiais superiores subalternos dos ramos do Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea, foram instados a atuar com profissionalismo, responsabilidade e ética. O Presidente também elogiou os militares que combatem o terrorismo no Teatro Operacional Norte, agradecendo o apoio dos aliados do Ruanda nesse combate.

O Presidente da República orientou hoje a cerimónia de graduação na Academia Militar Samora Machel em Nampula e desafiou o novo efectivo de militares a contribuir na luta contra o terrorismo.

É a décima oitava cerimónia de graduação na Academia Militar Marechar Samora Moisés Machel, em Nampula. O evento contou com a presença do Presidente da República que no seu discurso falou do contributo que o país espera destes na luta contra o terrorismo.

“A partir de hoje, passam a integrar os quadros permanentes das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Este feito impõe-vos uma responsabilidade acrescida: defender a soberania, a integridade territorial, a independência nacional, a liberdade do povo moçambicano e o povo. Isto tudo deve ser feito com profissionalismo, responsabilidade, competência, coragem, bravura e ética”, disse Daniel Chapo, Presidente da República.

Trata-se de oficiais superiores subalternos dos três ramos das Forças Armadas, nomeadamente, o Exército, a Marinha de Guerra e a Força Aérea.

“É imperioso garantir a permanente prontidão das Forças Armadas para responderem, tanto a cenários militares convencionais, como a ameaças não militares, sempre com uma gestão criteriosa e responsável dos nossos recursos públicos. Queremos um sector da Defesa forte, profissional e eficaz, capaz de assegurar a estabilidade securitária do Estado moçambicano, criando as condições políticas necessárias para a implementação das bases da nossa Independência Económica, um projecto nacional, cujos resultados já começamos a lançar os seus alicerces e são encorajadores”.

Daniel Chapo, aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de encorajamento aos militares que estão no Teatro Operacionao Norte a lutar contra o terrorismo.

“Não nos esquecemos dos membros das Forças de Defesa e Segurança, aos integrantes da Força Local, assim como os nossos aliados do Ruanda, a quem enaltecemos e agradecemos, por combaterem o terrorismo de forma destemida e sem tréguas, quer faça sol, faça frio, faça chuva ou faça vento, 24/24 horas, de Segunda a Segunda, nas matas de Cabo Delgado, nas matas de Eráti, de Memba e da zona de Mecula na Província de Niassa”.

 A cerimónia desta segunda-feira terminou com uma exibição aérea de pilotos aviadores formados que fazem parte dos graduados.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

SNJ repudia atentado contra jornalista da STV

0
O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) condena veementemente o atentado contra o jornalista Carlitos Cadangue, da STV, em Chimoio, Manica, onde a sua...
- Advertisment -spot_img