Resumo
Os Mambas, a seleção nacional de futebol de Moçambique, venceram a Somália por 1-0, em jogo de qualificação para o Mundial 2026. O golo de Geny Catamo, após passe de Bruno Langa, garantiu a vitória. Moçambique terminou em terceiro lugar na fase de qualificação, com 18 pontos, mas não conseguiu o apuramento devido à diferença de golos em relação ao Uganda. A partida decorreu em Oran, na Argélia, casa emprestada à Somália, que não possui infraestrutura adequada para jogos deste nível. Os Mambas dominaram a primeira parte e defenderam bem no segundo tempo, assegurando a vitória tangencial.
A selecção nacional de futebol, os Mambas, derrotou está terça-feira, a sua congénere da Somália por uma bola a zero, em jogo da décima e última jornada de qualificação ao Mundial 2026, realizado em Oran na Argélia, casa emprestada aos somalis, que carecem de infraestrutura preparada para acolher este tipo de jogos.
Por Vanildo Polege
A vitória dos pupilos de Chiquinho Conde, começou a ser desenhada aos 5 min quando Bruno Langa, partiu em velocidade para a grande área e efectuou um passe sublime para Geny Catamo que aproveitou a saída em falso do guarda-redes da Somália e fez o 1-0 a favor de Moçambique.
O jogo seguiu com os Mambas a dominarem praticamente toda a primeira parte, não dando espaço para o seu adversário fazer o seu jogo, resultado que permaneceu inalterado até fim da primeira parte.
Na retoma, assistiu-se a uma partida equilibrada, com Moçambique a fazer várias investidas a baliza dos somalis, no entanto a formação que jogava em casa emprestada ia respondendo com algumas tentativas a baliza de Ernan Siluane, mas sem criar perigo ao homem mais folgado do jogo.
Já a entrar para o último quarto da partida, a Somália até assustou os moçambicanos, mas a defesa moçambicana ia mostrando que fez o TPC depois da derrota em casa diante da Guiné Conacri por 2-0, e o árbitro depois de tudo ver apitou para fim do encontro e Moçambique sai de Oran com uma vitória na tangente por 1-0.
Importa referir, que com está vitória, os Mambas terminaram a fase de qualificação em terceiro lugar com 18 pontos, na melhor campanha de apuramento de sempre a um campeonato do mundo, mas cai por terra o sonho chegar ao Mundial 2026, nos Estados Unidos da América, pois o Uganda leva vantagem por ter marcado mais golos que Moçambique e ter sofrido poucos golos em relação aos Mambas. (LANCEMZ)
Fonte: Lance