Mambas sem dinheiro para operação Uganda e Botswana e FMF aguarda resposta do Governo

0
9
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) deu conta que está sem fundos para cobrir todas despesas inerentes à dupla jornada da fase de grupos de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026. Ao todo a FMF necessita de perto de 20 milhões de Meticais para as quatro últimas e já submeteu o competente pedido ao Governo que através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) tem financiado as deslocações  do combinado nacional de futebol.

Por Alfredo Júnior e Julião Tsowo (Fotos)

Segundo revelou o Vice-Presidente da FMF para as selecções nacionais, Paito Mucuane, o organismo máximo do futebol nacional está a enfrentar algumas dificuldades financeiras para criar as condições logísticas para esta operação e os contactos com o Governo para suprir estas necessidade já estão em curso aguardando a resposta que poderá acontecer nos próximos dias. 

“No que diz a logística, estamos em coordenação com o Fundo de Promoção Desportiva e o Governo. É verdade que estamos a enfrentar algumas dificuldades, mas acreditamos que o Governo poderá se pronunciar. Nós já mandamos aquilo que é a nossa proposta. Estamos pendentes disso, mas acreditamos que nas próximas horas tudo possa se resolver para que nós possamos criar todas as condições possíveis para que a Seleção Nacional possa apenas se concentrar no jogo”, disse Paito Mucuane. 

O Vice-Presidente da FMF deu conta das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição, porém revelou estar a desenvolver esforços para ultrapassar esta situação. 

“Todo esforço está a ser feito, sabemos que o país em si está em enfrentar várias dificuldades financeiras e nós também, como Federação, em cantos de bola, estamos a enfrentar essas dificuldades. Mas, conforme disse a Seleção Nacional, nunca deixou de repetir que falta de fundo. Tudo está a ser tratado, está a ser trabalhado e poderá estar ultrapassado e nós vamos conseguir seguir aquilo que é o nosso plano inicial, que era viajar no dia 2, conforme havia anunciado antes”, referiu o Vice-Presidente da FMF.

O programa logístico elaborado pela FMF e pelo Seleccionador Nacional de Futebol indica que os Mambas iniciarão a sua concentração no dia 1 de Setembro com os jogadores que actuam internamente, seguindo no dia 2 para Kampala. 

“A Seleção Nacional vai se concentrar no dia 1 para os jogadores locais e no dia 2 partiremos para o Uganda. E os jogadores que militam fora vão partir dos seus respectivos clubes diretamente para Uganda. Ou seja, nós poderemos contar com todos os jogadores no Uganda onde iremos iniciar a nossa preparação. E vamos chegar na madrugada, dia 3, em Kampala, onde vamos, provavelmente, dependendo daquilo que vai ser o programa de preparação mister Chiquinho, poderemos treinar no dia 3, dia 4 e dia 5, às 19 horas, nós vamos fazer o nosso jogo frente o Uganda. E depois disso, logo de seguida, a Seleção Nacional vai regressar à Maputo para no dia 8 receber o Botswana no Zimpeto”, explicou Mucuane. 

Recordar que depois dos jogos com o Uganda e Botswana nas duas últimas jornadas do Grupo G de qualificação ao Mundial 2026, Moçambique recebe a Guiné Conacri no Estádio Nacional do Zimpeto e defrontar a Somália num campo emprestado aos somalis que escolheram a Argélia como o país para a realização dos seus  jogos em casa. (LANCEMZ)

 
 
 
 
 

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!