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Marco Abalroado lidera ranking dos CEOs mais mediáticos em Moçambique em 2024

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De acordo com o mais recente CEO Media Report Moçambique 2024, elaborado pela multinacional CARMA, especializada em Media Intelligence, o ex CEO do Access Bank Moçambique, Marco Abalroado, foi o executivo com maior notoriedade mediática no País durante 2024. O estudo analisou a presença dos líderes empresariais nos meios de comunicação social entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2024, avaliando tanto a quantidade de menções como a favorabilidade das mesmas.

Apesar de ter sido o mais referido na imprensa, Abalroado não lidera o ranking de favorabilidade, ocupando a quinta posição, com um índice de 70,7 pontos. O título de executivo mais bem avaliado mediaticamente pertence ao Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Agostinho Langa Júnior, que registou 73,8 pontos no Sistema de Classificação de Favorabilidade da CARMA.

CEOs mais visíveis e bem avaliados

O estudo aponta ainda Francisco Costa, CEO do BCI, como o segundo líder com maior volume de notícias, além de ocupar a segunda posição no índice de favorabilidade, destacando-se como o mais bem avaliado no setor financeiro. Já Osório Lucas, CEO da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (SDPM), surge em terceiro lugar no volume de artigos publicados, seguido de Tomás Matola, PCA da Hidroeléctrica Cahora Bassa (HCB) e Manuel Soares, CEO do Moza Banco.

Em termos de favorabilidade, Rui Maximino, CEO do Millennium Bim, ocupa o terceiro lugar, enquanto Manuel Soares (Moza Banco) e Marco Abalroado (Access Bank) completam o top cinco.

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p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>A análise da CARMA incluiu também uma avaliação qualitativa da comunicação dos executivos, destacando os principais vetores de reputação e a forma como cada líder se posiciona perante os stakeholders.

Mulheres no ranking

O relatório regista a presença de duas mulheres entre os dez CEOs mais mediáticos de Moçambique em 2024. Amélia Muendane, PCA dos Aeroportos de Moçambique, ocupa a oitava posição tanto em volume de artigos como em favorabilidade. Já Ludovina Bernardo, da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), partilha a décima posição no critério de notoriedade, mas surge apenas no décimo lugar no ranking de favorabilidade.

Importância da análise mediática

Para o Managing Director da CARMA CPLP, Filipe Manuel Pereira, o estudo destaca a importância da reputação mediática para a liderança empresarial, especialmente num contexto económico desafiante.

“Este relatório testemunha a forma como os quadros executivos das maiores empresas moçambicanas se destacaram em 2024. Num ambiente cada vez mais competitivo, a gestão adequada da comunicação e do risco reputacional é crucial para as organizações.”

A CARMA, presente em Moçambique desde 2015, é uma empresa global de Media Intelligence, especializada na monitorização e análise de informação da imprensa, rádio, televisão e redes sociais.

Fonte: O Económico

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