27.1 C
New York
Tuesday, September 30, 2025
InícioNacionalPolíticaMarinha de Guerra italiana coopera com Moçambique

Marinha de Guerra italiana coopera com Moçambique

UM navio da Marinha de Guerra italiana, designado Luigi Rizzo, encontra-se no país para, durante cinco dias, trocar experiências com a congénere moçambicana.

Segundo o Capitão de Fragata Mandela Ndove, o navio teve como ponto de entrada o Porto de Pemba, na província de Cabo Delgado, estando, neste momento, em Maputo para dar continuidade às iniciativas de cooperação e amizade entre as marinhas dos dois países.

“Durante esta visita decorrerão duas actividades no domínio militar e civil. No âmbito militar, está prevista a cooperação na navegação e geografia, assim como o intercâmbio nas áreas de saúde militar e de operações. Também estão previstas visitas aos orfanatos e estudantes italianos residentes  em Moçambique”, afirmou Ndove.

Explicou que serão desenvolvidas acções no âmbito de navegação, onde os militares vão aprimorar as aulas teóricas geridas nas escolas, bem como a parte prática que vai ser desenvolvida juntamente com a marinha italiana.

Sobre a escolha do Porto de Pemba como ponto de entrada do navio, a fonte disse ser um assunto estratégico para  ser também benéfico para o  país uma vez que aquela região é assolada pelo terrorismo.

“A Marinha italiana tem uma vasta experiência no combate ao terrorismo, e achamos que nos poderá dar subsídios sobre o que terão visto no seu trajecto”, partilhou.

Ndove referiu ainda que a Marinha de Guerra de Moçambique procura sempre aprimorar a formação e capacitação para que mantenha a força em prontidão e tenha domínio das tecnologias dominantes neste ramo.

Refira-se que a Fragata Luigi Rizzo, de 144 metros de cumprimento e 93 metros de largura, estará nas águas nacionais até o dia 12 deste mês e prevê-se que possibilite o treinamento de um número considerável de militares.

Entretanto, hoje, o embaixador da Itália,  Gabriele Annis; o almirante da Marinha Italiana e o chefe da missão anti-pirataria da União Europeia, Davide da Pozzo, entre outras autoridades moçambicanas, vão visitar hoje o navio.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Banco de Moçambique Multa Bancos Comerciais em 124,8 Milhões de Meticais...

0
O Banco de Moçambique aplicou multas no valor de 124,8 milhões de meticais a bancos comerciais por violarem a legislação sobre prevenção e combate ao branqueamento de capitais. A medida decorre do mais recente Relatório de Avaliação Sectorial de Riscos, que expõe deficiências significativas no sistema bancário nacional.
- Advertisment -spot_img