Maxaquene pode lucrar com negócio do Sporting envolvendo Geny Catamo

0
56
Foto: O País

Por: Gentil Abel

 

A recente aquisição definitiva dos direitos económicos de Geny Catamo pelo Sporting Clube de Portugal, anunciada esta terça-feira (23), poderá abrir espaço para um novo capítulo na história do jogador: a possibilidade de o Clube Desportivo do Maxaquene reivindicar parte do valor envolvido na transferência.

O acordo entre o Sporting e a Associação Black Bulls (ABB) estabelece o pagamento de até 600 mil euros, sendo 500 mil garantidos e 100 mil sujeitos ao desempenho desportivo do internacional moçambicano nas próximas três épocas.

Sendo assim, um detalhe técnico poderá reaquecer o debate em torno do acordo entre a associação Black Bulls e o Sporting Club de Portugal: O Clube Desportivo de Maxaquene pode ter direito a uma parte desse montante, ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA, que garante até 5% do valor de uma transferência internacional aos clubes que contribuíram para a formação de um jogador entre os 12 e os 23 anos.

De acordo com os regulamentos internacionais, se o Maxaquene tiver registado oficialmente Geny Catamo durante os anos de formação e mantiver documentação comprobatória, poderá exigir legalmente a sua parte junto ao clube comprador ou à FIFA. Neste caso, o clube Desportivo de Maxaquene teria direito a uma fatia proporcional dos 600 mil euros pagos pelo Sporting à ABB.

O mecanismo de solidariedade é obrigatório e automático, sempre que a transferência envolver clubes de países diferentes. No entanto, os valores só são pagos mediante prova formal da formação, algo que depende do cuidado administrativo de clubes nacionais, como o Maxaquene.

No entanto, até o momento, não há qualquer posicionamento oficial do clube Desportivo Maxaquene sobre o caso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!