Resumo
Milton Luísa Samuel, jovem médio-centro formado no Desportivo de Maputo, transferiu-se em julho para o Mbabane Swallows, em Eswatini, juntamente com o colega Celso Chauchane. Aos 20 anos, Milton realiza o sonho de jogar no estrangeiro, buscando profissionalismo e uma oportunidade na Seleção Nacional. O jogador destaca a importância de clubes como Black Bulls e União Desportiva do Songo no desenvolvimento de talentos. O Mbabane Swallows, equipa tradicional na liga local, reforçou-se com seis jogadores, incluindo os moçambicanos, visando recuperar o título perdido na última temporada para o Nsinginzini Hotspurs.
Milton Luísa Samuel, ou simplesmente, Milton, é um talentoso médio-centro que em Julho deixou Maputo rumo a Eswatini para jogar no Mbabane Swallows, equipa que milita na primeira liga local, sendo uma das tradicionais candidatas ao título.
Milton foi parar no Eswatini juntamente com o seu colega da “cantera”, Celso Chauchane, mas que ainda aguarda pela sua estreia. Os dois moçambicanos têm contrato de um ano, com outro de opção com as “andorinhas” e completam um lote de seis reforços já confirmados pelo Swallows para atacar o título perdido na última temporada para o Nsinginzini Hotspurs, que teve também um contributo moçambicano, no caso, o actual avançado da Black Bulls, Romão.
Aos 20 anos (completa 21, a 25 de Novembro), nado do bairro das Mahotas, Milton cumpre o sonho de jogar no estrangeiro, como revelara, ano passado, em entrevista exclusiva ao desafio.
“O meu sonho é jogar no estrangeiro. Preciso de abraçar o profissionalismo, mas sei que isso não é fácil. Preciso, por outro lado, de estar na Selecção Nacional, pois penso que a partir daí as coisas ficam fáceis, porque fico exposto ao mercado internacional”, disse na altura o jogador, que internamente preferia, para além do seu Desportivo, jogar pela Black Bulls e, sobretudo, União Desportiva do Songo, por serem clubes, segundo ele, que criam boas condições para o desenvolvimento de um craque e isso me inspira”, anota.
Fonte: Jornaldesafio