Ministra das Finanças na Assembléia Geral Anual do TDB em Kigali, Ruanda

0
5
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, participou entre os dias 31 de Julho e 01 de Agosto, em Kigali, Ruanda, na Assembléia Geral Anual do Conselho dos Governadores do Grupo Banco de Desenvolvimento e Comércio da África Oriental e Austral (TDB), na qualidade de Presidente do Conselho de Governadores do Grupo TDB.Moçambique é membro do TDB desde 2014, sendo subscritor de acções de classe A (sobernas) e de classe B (corporativas), através do Banco Nacional de Investimento (BNI), com enfoque no financiamento de operações do Sector Privado e do Sector Empresarial do Estado, para operações de exportação e importação. O TDB está presente em diversos investimentos nas áreas de transportes, infraestruturas, energia,  agronegócio e gás natural.

Destaque para o Projecto de exploração e desenvolvimento do Gàs Natural Liquefeito na Bacia de Rovuma ( USD 108,5 milhões); Subvenção de 100.000 dólares para um projeto de irrigação por bombagem de água movido a energia solar em Salane (Mapai, província de Gaza); Reabilitação e aumento da capacidade do Papeline Beira-Feruca (Zimbabwe) da Companhia Papeline Mozambique Zimbabwe; Linha de Exportação de energia para Zimbabwe; Pomoção, transformação e exportação de cereais e grãos, com maior destaque para a castanha de caju, milho e gergelim, contribuindo para a geração de divisas para o nosso país, por um lado, e para o aumento da produção agrícola dos pequenos produtores, entre outros. 

À margem da Assembleia Geral do Conselho de Governadores do Grupo Banco, Loveira manteve um  encontro de cortesia com o novo Presidente do Banco Árabe Para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Abdullah Almusaibeeh.

O encontro serviu para passar em revista o ponto de situação dos diferentes projectos em curso em Moçambique e traçar caminhos para acelerar a sua conclusão.

O Destaque vai para o Projecto de Construção e Equipamento do Hospital Geral de Nampula, com um Acordo de Financiamento no valor de USD 9 Milhões do BADEA, assinado em 2012. As obras do Projecto se encontram executadas a 90% e prevê-se o seu término em Setembro do ano corrente, garantiu a ministra durante a reunoião.

Em carteira, o BADEA mantêm com Moçambique o Projecto de Construção e Apetrechamento dos Hospitais Distritais de Mecanhelas e Ngauma, em Niassa no qual o Acordo de Crédito foi assinado a 29 de Abril de 2024, no valor de USD 20.000.000,00 e o Projecto de Construção de Duas Escolas Secundárias em Tete e Nampula com um valor proposto de $20.000.000,00 mais $1.700.000,00 da contribuição do Estado.

Refira-se que o BADEA é uma instituição financeira multilateral internacional criada pelos Estados Àrabes a 18 de Fevereiro de 1974, para apoiar programas e projectos de desenvolvimento nos Países Africanos e Árabes. A República de Moçambique mantém relações de cooperação com o BADEA desde 18 de Novembro de 1975.

O País beneficiou de mais de USD 260 milhões, através de créditos e donativos para o financiamento de projectos nos sectores de infra-estruturas, agricultura e desenvolvimento rural, energia, indústria, financeiro, para além de rogramas especiais e assistência técnica.  Na mesma assembléia, a Ministra das Finanças reviu o portofólio de Projectos com Novo Presidente do BADEA.

A Assembleia Geral Anual do TDB culminou com a eleição do novo Presidente do Conselho de Governadores do Grupo TDB, Uzziel Ndagijimana, Ministro das Finanças e do Planeamento Ecomico de Ruanda.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!