Ministra das Finanças revê o portofolio de Projectos com Novo Presidente do BADEA

0
5
01 de Agosto de 2023, Kigali– À margem da Assembleia Geral do Conselho de Governadores do Grupo Banco de Desenvolvimento e Comércio que tem lugar hoje em Kagali, Ruanda, Carla Loveira manteve encontro de cortesia com o novo Presidente do Banco Árabe Para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Abdullah Almusaibeeh.O encontro serviu para passar em revista o ponto de situação dos diferentes projectos em curso em Moçambique e traçar caminhos para acelerar a sua conclusão.

Destaque vai para Projecto de Construção e Equipamento do Hospital Geral de Nampula, com um Acordo de Financiamento no valor de USD 9 Milhões do BADEA, assinado em 2012. As obras do Projecto se encontram executadas a 90% e prevê-se o seu término em Setembro do ano corrente.

Em carteira, o BADEA mantem com Moçambique o Projecto de Construção e Apetrechamento dos Hospitais Distritais de Mecanhelas e Ngauma – Niassa no qual o Acordo de Crédito foi assinado a 29 de Abril de 2024, no valor de USD 20.000.000,00 e o Projecto de Construção de Duas Escolas Secundárias em Tete e Nampula com um valor proposto de $20.000.000,00 mais $1.700.000,00 da contribuição do Estado.

O BADEA é uma instituição financeira multilateral internacional criada pelos Estados Àrabes a 18 de Fevereiro de 1974, para apoiar programas e projectos de desenvolvimento nos Países Africanos e Árabes.

A República de Moçambique mantém relações de cooperação com o BADEA desde 18 de Novembro de 1975. O País beneficiou de mais de USD 260 milhões, através de créditos e donativos para o financiamento de projectos nos sectores de infra-estruturas, agricultura e desenvolvimento rural, energia, indústria, financeiro, para além de programas especiais e assistência técnica.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!