Moçambique domina etapa do circuito regional da Zona VI

0
7
Caiu o pano da segunda etapa 4ª edição do circuito regional de voleibol de praia, neste domingo, 10 Agosto, na praia da Costa do Sol, prova que teve início na última sexta-feira. As duplas moçambicanas tanto em masculinos como em femininos estiveram em destaque na competição, marcando presença em cada uma das finais que culminou com a consagração da vitória.

 

Por Rosário Rafael e Artur Manhique (Fotos)

 

Em seniores masculinos, a dupla Zelito e Touch revalidou o título de vencedor da etapa da Zona VI, ao vencer na final a dupla Denilson Sitoé e Jorge Monjane por 2 a 1. Os candidatos à vitória até entraram a perder no com o parcial de 28-26, mas deram a volta nos acontecimentos no segundo set por 21-14 e triunfaram no último por 15-12.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE 

Zelito fez a análise da participação no torneio, enquanto que a sua dupla Touch classificou positivamente a organização do circuito.

 

“É muito gratificante, isso mostra que estamos a trabalhar bem. Estamos muito felizes por ter conquistado mais um título. De aqui para frente, prometemos continuar a trabalhar mais”, disse Zelito.

 

“Agradecer à Federação Moçambicana de Voleibol por esta organização. Bom, apesar do último dia, o vento está um pouco assim, mas conseguimos gerir já que também é aqui onde costumamos jogar e costumamos treinar, mas conseguimos nos adaptar para poder alcançar o objetivo”, afirmou Touch.

 

Por sua vez, os segundos classificados, Denilson e Monjane deixaram ficar as suas impressões após a derrota na final.

“Foi muito difícil, cometemos muitos erros, especialmente no segundo set. O terceiro set foi consequência dos erros do segundo e no terceiro também cometemos muitos erros, que se calhar se não tivéssemos cometido tantos erros, sobretudo na reta final do jogo, se calhar o resultado teria sido diferente”, comentou Denilson enquanto o seu par Monjane considerou que “estivemos muito bem no primeiro set.  O segundo foi empatado e o terceiro, foram sequências de erros pequenos que mudaram o jogo”.

 

DOMÍNIO TAMBÉM EM FEMININOS

 

Já em femininos, as grandes vencedoras foram a dupla Vanessa Muianga e Mércia Mucheza, que derrotou na final a dupla Vânia e Ângela Tembe por 2 a 0, em partida maioritariamente dominada pela dupla campeã, pelos  parciais de 21 a 9 e no segundo de igual forma 21 e 9.

 

Vanessa fez rescaldo da competição, apontado a concentração como principal factor que guiou a vitória final, enquanto que Mércia destacou o nível de organização que se verificou no torneio.

 

“Estamos bastante felizes. Trabalhamos juntas, são nossas colegas. Mas o jogo é assim, infelizmente, só tem que ganhar uma equipa e ganhamos nós, que erramos menos. Não que não somos superiores a elas, mas porque erramos menos e conseguimos alcançar esse resultado”, disse Vanessa Muianga.

 

“Foi um torneio bem disputado. Estiveram aqui equipas muito bem trabalhadas. No final, certamente, somos Moçambique, mas não significa que os outros países não sejam melhores. Todos que estiveram aqui são melhores, mas só passam para outra fase”, disse Mércia Mucheza.

 

Já no balanço da dupla que saiu derrotada na final, Ângela referiu que as falhas e o vento foram aspectos preponderantes para a derrota, enquanto que a sua companheira Vânia fez um balanço positivo da participação no certame.

 

“Tivemos muitas falhas na nossa parte e, ao menos, as adversárias tiveram a aproveitar essas falhas. Acredito que poderíamos ter tido um bom jogo, mas, ainda com as influências do vento, eles aproveitaram melhor”, disse Ângela, enquanto que Vânia  referiu que “gostei muito da nossa participação. Nós estamos aqui agora. Foi muito esforço para chegarmos aqui na segunda posição.

Apesar das dificuldades do vento no dia de hoje, foi uma surpresa. Foi o primeiro dia em segundo lugar. O clima estava mais calmo e, hoje, me surpreendeu. Mas, tirando isso, nós não soubemos aproveitar o vento. Não soubemos usar ele a nosso favor. Podemos ter se esforçado mais, cometeu muitos erros e oferecemos vários pontos altos”.

 

A completar o pódio em sénior masculinos, vem a dupla Namíbia composta por Kraft e Kraft, que venceu na atribuição do terceiro lugar a dupla moçambicana composta por Rafael e Alírio. Em femininos, o pódio ficou pintado pelas cores nacionais, com a dupla campeã africana de sub-21 Nádia e Verônica a derrotarem na disputa da terceira e quarta colocação a dupla Namibiana Hoffmann e Hennes.

 

SELECCIONADOR NACIONAL FAZ BALANÇO POSITIVO

 

O selecionador nacional Osvaldo Machava, fez a análise a competição nos seguintes termos:

 

“Conseguimos alcançar o nosso objetivo, estar no pódio,  fazer as finais, as nossas duplas são todas de menino, tivemos uma alteração no corpo no posicionamento, conseguimos colocar uma terceira dupla no corpo, em masculino conseguimos também manter a posição dos nossos atletas e tivemos uma boa competitividade e também vejo a vez também que o Moçambique trouxe mais duplas e entre nós também tivemos bons jogos e estamos emocionados por aquilo que era o nosso objetivo e para preparar as duplas para o  final”.

 

O técnico ainda falou dos próximos passos a serem seguidos, com destaque para o mundial da modalidade.

 

“Depois deste torneio nós temos a expectativa que podemos acolher mais um circuito no próximo setembro antes da contagem do ranking para o campeonato do mundo, porque não basta só qualificar, é preciso ser elegível do ponto de vista do ranking internacional e como podemos ver nós estamos quase ainda no inverno e a Europa está no verão, portanto se eles forem a fazer mais provas do que nós, podem colocar mais duplas dentro do ranking elegível para o Mundial. Então nós também temos que somar mais pontos, precisamos de fazer mais este circuito, de preferência em setembro para podermos garantir. Mas até agora todas as nossas duplas foram escolhidas para o Campeonato do Mundo e pretendemos fazer mais um circuito antes dos eventos futurais”.

 

O LANCEMZ esteve no acompanhamento desta prova, junto da maior casa de apostas e genuinamente moçambicana, a Jogabets. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!