A visita ocorre no seguimento das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional e serviu para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os dois países, com especial destaque para a segurança regional, representação diplomática e delimitação marítima.
“Eu sou o portador de mensagem especial do Presidente da República Azali Assoumani, que me foi encarregado de enviar pessoalmente”, afirmou o ministro comoriano, à saída do encontro.
O ministro comoriano destacou igualmente o apoio solicitado a Moçambique para a recuperação das Ilhas Mayotte, reivindicadas pelas Comores desde a independência. “Nós tivemos a independência em 1975 (…), mas, infelizmente, até hoje, nós não conseguimos reencontrar as Ilhas de Mayotte.
Outro ponto importante da audiência foi a preparação da primeira Comissão Mista entre os dois países, destinada a consolidar os instrumentos de cooperação em várias áreas. “Então, ele também deu seu ‘Ok’ em relação à manutenção desta reunião”, revelou.
Durante a audiência, as partes abordaram diversos temas de interesse comum, lembrando que ambos os países obtiveram a independência no mesmo mês de 1975, com apenas 11 dias de diferença.
Fonte: Jornal Noticias