27.1 C
New York
Wednesday, December 3, 2025
InícioVendasDesportoMOÇAMBIQUE NO PALCO DO CAMPEONATO REGIONAL ESCOLAR

MOÇAMBIQUE NO PALCO DO CAMPEONATO REGIONAL ESCOLAR

Resumo

As seleções nacionais Sub-15 de Moçambique, em ambos os sexos, participam na Fase Regional do Campeonato Africano Escolar da COSAFA 2025/26, em Stellenbosch, África do Sul. Cada delegação tem 25 elementos, incluindo 20 atletas e membros da equipa técnica. As equipas treinaram em Maputo e competem com 11 seleções, incluindo Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesotho, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique e África do Sul. Moçambique está no Grupo A com África do Sul, Namíbia e Zimbabwe. Na edição anterior, a equipa feminina Sub-15 conquistou bronze e um prémio em dinheiro. O torneio é parte do programa de desenvolvimento da CAF, apoiado pela Fundação Patrice Motsepe.

As selecções nacionais Sub-15  de Moçambique, em ambos os sexos, participam de sexta-feira, na Fase Regional do Campeonato Africano Escolar da COSAFA 2025/26, a disputar-se em Stellenbosch, África do Sul.

Cada delegação é composta por 25 elementos, sendo 20 atletas e os restantes membros da equipa técnica e pessoal de apoio.

O primeiro grupo já se encontra em Capetown, sendo que o segundo segue as 17.00 horas. As equipas cumpriram um estágio de preparação durante três semanas, com treinos intensivos desenvolvidos na província de Maputo, envolvendo exclusivamente atletas oriundos das escolas locais.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou que esta edição regional irá reunir um número recorde de 11 selecções masculinas e femininas, nomeadamente: Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesotho, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique e o país anfitrião, África do Sul. A competição serve de qualificativo para a fase continental do torneio.

Moçambique integra o Grupo A, com o anfitrião África do Sul, Namíbia e Zimbabwe. No Grupo B, com três selecções estão a Zâmbia, Ewsatini e Comores, enquanto que o Grupo C estão integradas as selecções de Malawi, Lesotho e Botswana.

Moçambique regressa ao palco regional embalado pelo desempenho de destaque alcançado na edição de 2023, em Harare, quando a Selecção Feminina Sub-15 conquistou a medalha de bronze e um prémio de 50 mil dólares. O momento mais alto foi a goleada por 4–0 frente à Namíbia, com todos os golos apontados por Vitória Tennison, artilheira da prova e eleita melhor jogadora em três partidas consecutivas (Eswatini, Malawi e Namíbia). Também Rosa Chambule deixou a sua marca ao ser distinguida como melhor atleta no triunfo por 3–0 frente ao Zimbabwe.

O Campeonato Africano Escolar integra o programa de desenvolvimento da CAF, apoiado pela Fundação Patrice Motsepe, que investiu 10 milhões de dólares na promoção do futebol em ambiente escolar em todo o continente. Para além dos jogos, a iniciativa engloba “workshops” destinados a árbitros, treinadores e à área da protecção infantil, bem como o Programa de Jovens Repórteres, reforçando o compromisso da CAF com a formação integral dos jovens ligados ao futebol.

Fonte: Jornaldesafio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Sofala: Desconhecidos voltam a sabotar a linha de Sena

0
Desconhecidos voltam a sabotar a linha de Sena, em Sofala, lesando à empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, em mais de quinhentos e quinze milhões...
- Advertisment -spot_img