Início Nacional Política Moçambique quer acelerar implementação do acordo de mobilidade na CPLP

Moçambique quer acelerar implementação do acordo de mobilidade na CPLP

0
Moçambique assumiu hoje o desafio de dinamizar e acelerar a implementação do acordo de mobilidade de cidadãos, principalmente jovens, entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A posição foi assumida pela presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, após assumir a presidência da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que termina hoje, na capital do país.
Para o efeito, Talapa disse que vai promover seminários internacionais sobre a importância da livre circulação de pessoas e bens na CPLP, acordos de mobilidade para jovens, estudantes e promoção da igualdade e equidade de género.
A agenda de actividades para o biénio 2025-2027 foi aprovada por consenso pelos delegados dos Parlamentos de Moçambique, Portugal, Angola, Timor Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
O programa, segundo Talapa, inclui também o fortalecimento do Estado de Direito Democrático, a promoção da paz e da boa governação, prevendo-se a realização de uma conferência internacional, com vista ao reforço do papel das instituições no combate à corrupção em benefício das populações e prestação de serviços de qualidade.
Talapa destacou a promoção do uso da língua portuguesa em fóruns multilaterais das instituições e organizações internacionais como ONU, União Europeia, União Africana, CEDEAO, entre outras. Moçambique pretende ainda dinamizar a atracção de mais investimentos públicos e privados para garantir o desenvolvimento dos países.
Na ocasião, foi agendada uma visita ao Parlamento do Brasil para melhorar a sua participação e explicar as razões das constantes ausências nas sessões plenárias da AP-CPLP.
Apontou ainda a necessidade de continuar a promover a língua portuguesa e a cultura entre os povos falantes do português.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version