Início A Semana Sociedade Moçambique recebe a distinção de campeão na luta contra a malária 

Moçambique recebe a distinção de campeão na luta contra a malária 

0
Moçambique foi distinguido  Campeão na Luta Contra a Malária, em reconhecimento aos avanços significativos alcançados na prevenção e combate desta  doença. A distinção foi entregue ao ministro da Saúde, Hussen Isse,  durante a cerimónia oficial realizada, neste Domingo , à margem  da 78ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorre em Genebra,  Suíça. 

A distinção reconhece os esforços contínuos do Governo  moçambicano, na redução  da carga da malária, incluindo a intensificação de campanhas de  pulverização intra-domiciliária, distribuição massiva de redes mosquiteiras impregnadas, melhoria dos serviços de diagnóstico e  tratamento, bem como o reforço da vigilância epidemiológica. 

Segundo comunicado da Presidência da República, “um dos marcos determinantes tem sido a implementação de  estratégias estruturantes de combate vectorial, incluindo a introdução  progressiva da vacinação contra a malária em grupos de risco. Estas  acções visam, de forma integrada, reduzir a mortalidade e limitar a  transmissão da doença em áreas endémicas”. 

Ao receber a distinção, o ministro da Saúde afirmou que esta  conquista “é resultado do compromisso firme do Governo, sob  liderança do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, e do  engajamento das comunidades, profissionais de saúde, parceiros e  organizações da sociedade civil que diariamente combatem esta  doença”. 

Moçambique continua a figurar entre os países mais afectados pela  malária, mas tem registado progressos consideráveis nos últimos anos,  com reduções graduais da taxa de mortalidade e melhoria dos  indicadores de controlo da doença. 

O reconhecimento reforça o apelo à continuidade dos esforços e ao  fortalecimento da cooperação internacional para que a malária  deixe de ser uma ameaça à saúde pública em Moçambique e no  mundo. 

A Assembleia Mundial da Saúde reúne representantes dos 194 Estados Membros da Organização Mundial da Saúde para definir políticas  globais de saúde, avaliar avanços e propor novas estratégias de  resposta às principais ameaças sanitárias.

Fonte: O País

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version