Resumo
A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) poderá homologar o Moçambola-2025 mesmo que não chegue ao fim. Segundo as regras da FIFA, se um campeonato não for concluído devido a motivos financeiros ou de guerra, pode ser homologado se estiver na segunda volta, mas não na primeira fase. Assim, o Moçambola-2025, que está no último terço, poderá ser homologado, declarando a União Desportiva do Songo campeã. Problemas financeiros, como a falta de fundos para deslocações das equipas, ameaçam a conclusão do campeonato. O Desportivo da Matola já foi despromovido, e se o campeonato não continuar, o Textáfrica e o Desportivo de Nacala também serão despromovidos.
Lembrar que na nossa edição anterior foi referido que o Moçambola-2025 poderia não chegar ao fim por dificuldades de aquisição de bilhetes (são precisos cerca de 25 milhões de meticais) para garantir as deslocações das equipas para o que resta da prova, numa altura em que a União Desportiva do Songo, com cinco jornadas pela frente, está na frente da classificação e já festejou o título de campeão, sendo que, na luta oposta, o já despromovido Desportivo da Matola espera por outras outras duas à despromoção.
No que toca à última decisão, a despromoção, caso o presente campeonato nacional não volte a ser disputado serão também despromovidas as equipas do Textáfrica, 12.º classificado, e o Desportivo de Nacala, em 13.º lugar na prova.
Fonte: Jornaldesafio






