Por: Virgílio Timana
As três equipas mais bem classificadas da última edição do Moçambola estão a protagonizar uma verdadeira varredura nos seus elencos, numa fase marcada por intensa movimentação no mercado de transferências, a poucos meses do arranque da nova época futebolística.
A União Desportiva de Songo, campeã nacional, vencedora da Taça de Moçambique e eleita Melhor Clube do Ano 2025, encerrou uma época histórica com várias mudanças significativas no seu plantel. Após um ano perfeito de conquistas, o clube do Songo deixou sair o avançado malawiano Richard Mbulu, Júlio Franque, guarda-redes que vai reforçar o Costa do Sol, Nelson Divrassone, Daniel Mutambe, agora contratado pelo Interclube de Angola, da primeira divisão, e Lau King, que passa a representar o Ferroviário da Beira.
A maior baixa da União Desportiva de Songo é, no entanto, a de Luís Miquissone, melhor jogador e melhor marcador do último campeonato, que deixa o clube para reforçar o Al Ahly Benghazi, da primeira divisão da Líbia. Em sentido contrário, a equipa confirmou a contratação de Brito Luís Arrumação, proveniente do Ferroviário de Nacala.
A Associação Black Bulls, segunda classificada do último Moçambola, também procedeu a várias dispensas. Deixaram os “touros” o moçambicano Fernando Chamboco e o senegalês Moctar Diallo, ambos a caminho do futebol marroquino, para representar o Fath Union Sport. Foram igualmente confirmadas as saídas de Clésio Baúque e Domingos Macandza, este último a reforçar o Ferroviário de Nampula.
No que diz respeito às contratações, a Black Bulls assegurou os serviços de Abdulkarim Yunus, médio tanzaniano de 23 anos, proveniente do Ferroviário de Nampula, bem como de Ângelo Cantolo, segundo melhor marcador do campeonato, que assinou contrato por duas épocas, vindo do Textáfrica.
O Ferroviário da Beira, terceiro classificado do último Moçambola, não ficou atrás nas mudanças e dispensou vários jogadores. Saíram do clube Infamara da Costa, Carlos Muamba, Dayson Agostinho, Vital Fopa, Abdul Karim, Matheus Mota, o capitão Comissário, o capitão Alberto Alface, conhecido por Foia, o capitão João Bonde e Melven Choi.
Entretanto, a Federação Moçambicana de Futebol confirmou que a próxima edição do Moçambola terá início no dia 14 de março, estando o seu término previsto para 8 de novembro. Quanto ao modelo competitivo, a FMF informou que o formato da prova continua em análise, devendo ser oportunamente comunicado aos clubes e ao público.






