Foi a fama de disciplinador e o perfil militar que fizeram de Buhari uma espécie de homem providencial quando venceu as eleições de 2015, ao fim de três tentativas falhadas de chegar à presidência. Foi a primeira vez na história da Nigéria que um Presidente em funções foi derrotado por um candidato da oposição.
Na altura, a Nigéria procurava uma solução para a insurreição armada dos islamistas do Boko Haram, responsáveis por uma onda de violência que punha a nu as deficiências do Estado, agravadas pela pobreza e pela corrupção. Buhari, um antigo militar, foi eleito e seria reeleito para um segundo mandato em 2019, mas nunca conseguiu combater os focos de insegurança que continuam a afectar a Nigéria. Além disso, com a queda do preço do petróleo, o país atravessou uma das mais graves crises económicas da história recente.
Buhari nasceu no extremo norte da Nigéria em 1942, quando o país ainda se encontrava sob domínio colonial britânico. Pouco depois da independência, em 1960, juntou-se ao Exército e iniciou a sua escalada pela hierarquia. (Público)
Fonte: Jornal Noticias