Resumo
O Clube Desportos da Costa do Sol celebrou o seu septuagésimo aniversário com uma gala em Maputo, onde o presidente Alberto Banze destacou a importância desta efeméride e os objetivos futuros do clube. A cerimónia incluiu homenagens e entrega de prémios a figuras destacadas, como Rui Évora e Artur Comboio, com Feizal Sidat da Federação Moçambicana de Futebol a elogiar o trabalho do clube na formação de jovens. O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, enalteceu a resiliência do Costa do Sol e a importância de investir em infraestruturas desportivas. Aníbal Manave, presidente do Comité Olímpico de Moçambique, também parabenizou o clube pelos 70 anos de história, destacando os sucessos alcançados ao longo do tempo.
Por Vanildo Polege
“70 anos de facto é uma vida, é uma resiliência, é uma conquista, é um alto sentido de responsabilidade com a sociedade, com a juventude, com a formação, com a saúde e com o desporto moçambicano, tão como nação somos, 70 anos é uma glória para nós, os próximos 70 anos, começando pelos próximos dois, três, até chegar lá, é devolver a dignidade do Costa do Sol com uma equipa ganhadora, vencedora”.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
A gala foi marcada por homenagens com direito a entrega de prémios a várias figuras que se destacaram ao longo dos anos de existência do Costa do Sol e não só, nomeadamente, Rui Évora, Artur Comboio, Esperança Sambo, Arnaldo Salvado, João Chissano, Nacir Armando entre outros, que foram recebendo os seus respectivos galardões das mãos de convidados de luxo, como por exemplo o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat e Caifadine Manasse, Ministro da Juventude e Desporto, entre outros.
No seu discurso, Caifadine Manasse, parabenizou o clube canarinho pela efeméride.
“Costa do Sol faz 70 anos, significa 20 anos a mais que a nossa independência. Isto mostra a resiliência do Costa do Sol como clube. O nome deste clube não só tem muita importância e valor para a sociedade, particularmente aqui no Maputo. Costa do Sol é um clube de referência nacional e aqui o patrocinador dizia que o governo deve olhar para infraestruturas. Este é aquilo que é o apanágio da governação do nosso presidente. Nos últimos dias ele fala sempre de infraestruturas e a aposta deste governo é criar infraestruturas para continuarmos a ter clubes resilientes como o Costa do Sol”, disse Manasse.
Já Feizal Sidat, deixou ficar a sua mensagem de felicitação aos canarinhos que celebram setenta anos, afirmando o apoio da federação ao clube.
“Eu penso que deve trabalhar mais principalmente na formação do homem do amanhã, naturalmente. O grande trabalho que é feito no futebol feminino, nós como Federação Moçambicana de Futebol temos acompanhado a par e a passo o excelente trabalho que o Costa do Sol tem feito no futebol feminino. Eu penso que no cômputo geral estes 70 anos marcam mesmo a história do clube”, referiu Sidat.
Por seu turno, Aníbal Manave, presidente do Comité Olímpico de Moçambique, também elogiou este feito alcançado pelo Costa do Sol.
“Primeiro, felicitar o Clube do Costa do Sol por estes 70 anos. Penso que, como tivemos a ocasião aqui de ouvir, foram 70 anos repletos de muitos sucessos, mas também de alguns insucessos, e o importante foi que, quando eles tiveram um insucesso, por exemplo, no futebol de formação reagruparam-se e voltaram mais fortes. Aqui é uma oportunidade, é um exemplo para aquilo que nós queremos, que é o movimento desportivo, veja o Costa do Sol com infraestruturas razoáveis”, disse Manave.
Já o capitão da equipa de sénior masculina de basquetebol do Costa do Sol, Nilton Seifane, bem como a jogadora da equipa sénior feminina Vilma Covane disseram ser uma honra poder fazer parte da história do clube.
“Primeiro, um sentimento de felicidade e de gratidão por fazer parte desta família e, acima de tudo, desta organização. A efeméride marca 70 anos, está acima daquilo que é a minha idade, então hoje foi um momento em que eu também pude presenciar parte da história do Costa do Sol e isto é muito gratificante”, apontou Seifane.
“Sinto-me muito feliz por estar aqui hoje, para celebrar os 70 anos do Costa do Sol. É um privilégio para mim”, concluiu Vilma Covane.
Importa referir que o Costa do Sol é o clube com mais títulos do Moçambola, ou seja, 10, bem como ao longo da sua história arrecadou 13 Taças de Moçambique, enquanto que no basquetebol, vem escrevendo a sua história, tendo conquistado, recentemente o campeonato da cidade de Maputo em masculinos, depois de conquistar o torneio de abertura.(LANCEMZ)
Fonte: Lance