O AUTOCONHECIMENTO E OS INIMIGOS DA MUDANÇA

0
8

Dando continuidade ao tema sobre o autoconhecimento, podemos referir alguns aspetos que impedem que a mudança se efetive com fluidez, tornando se exemplos de inimigos da mudança.

Realmente quando nas escolas não se ensina o autoconhecimento, como se ensinam outras matérias, tornando se assim um dos inimigos da mudança, as pessoas não podem obter este valioso conhecimento de si mesmos, tornando as incapazes de trabalharem para mudanças de seus comportamentos quando algo vai mal na caminhada para sua perfeição.

Outro inimigo para a mudança, é a arrogância e a ilusão de autossuficiência

A verdadeira mudança exige humildade. A arrogância e a ilusão de autossuficiência impedem as pessoas de darem avanços verdadeiros e duradouros  nas suas vidas.

Dizendo de outra forma, quando uma pessoa acredita que pode mudar sozinha, negando ouvir os outros ou sem reconhecer as suas limitações, essa mudança torna se superficial com pouca eficacia. A transformação perfeita, requer abertura, escuta, colaboração e autorreflexão.

Mais um inimigo da mudança que se pode considerar, é o desamparo aprendido

O desamparo aprendido, acontece quando uma pessoa ou animal passa por uma situação em que não consegue evitar ou escapar de algo desagradável mesmo tendo a capacidade de fazê-lo. Depois de várias experiências assim, a pessoa pode começar a acreditar que não tem controle sobre a situação, o que pode levar a sentimentos de desesperança, apatia e até depressão. Essa sensação de impotência faz com que ela pare de tentar mudar ou melhorar, mantendo se desta forma na sua zona de conforto.

O ultimo elemanto a considerar como um dos inimigos para a mudança, é a  ignorância e o anteconhecimento

A ignorância e o anteconhecimento podem ser considerados fatores que dificultam a mudança porque, de diferentes maneiras, eles criam obstáculos ao processo de adaptação e crescimento. Pela ignorância, não conhece se novas possibilidades, ideias ou métodos, ficando mais difícil aceitar ou implementar mudanças, pois não consegue ver os benefícios ou entender a necessidade delas. Pelo anteconhecimento tem se uma visão limitada ou preconceituosa, das coisas devido ao que já se sabe ou acredita sobre algo antes de uma nova experiência ou informação, dificultando a abertura para novas perspetivas e, consequentemente, a mudança.

Fica perfeitamente claro que a falta de introdução do elemento para a mudança em qualquer esfera nas nossas vidas, transforma se numa barreira intransponível para o aprofundamento do autoconhecimento, limitando assim a busca de tomada de decisões conscientes para os desafios do dia a dia.

Naimito Marina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!