27.1 C
New York
Sunday, November 2, 2025
InícioInternacionalONU exige justiça após ataque de gangue que matou pelo menos 40...

ONU exige justiça após ataque de gangue que matou pelo menos 40 no Haiti

Resumo

As Nações Unidas condenaram veementemente um ataque de gangues em Cabaret, no Haiti, que resultou em pelo menos 40 mortos, incluindo mulheres, crianças e idosos. O secretário-geral, António Guterres, expressou solidariedade e apelou às autoridades haitianas por justiça, destacando a violência contínua entre gangues no país. Guterres pediu apoio internacional para a missão de Apoio Multinacional à Segurança e mencionou a crise humanitária no Haiti, com 6 milhões de pessoas necessitadas de ajuda e 1,3 milhão deslocadas. A ONU endossou a força internacional liderada pelo Quénia para combater as gangues e restaurar a ordem no país, enquanto apenas 10% dos fundos necessários para o apelo anual de US$ 908 milhões estão disponíveis, deixando 1,7 milhão de pessoas sem assistência.

Resumo gerado automaticamente em 15/09/2025 às 11:14

As Nações Unidas condenaram com veemência um ataque de gangues na comuna de Cabaret, no Haiti, que deixou pelo menos 40 mortos. As vítimas incluem mulheres, crianças e idosos.

Em nota emitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral, António Guterres, expressa solidariedade e faz um apelo para que as autoridades haitianas busquem justiça.

Violência contínua entre gangues

Um ataque noturno que aconteceu na sexta-feira foi o mais recente de uma série de incidentes brutais e violência entre gangues registrados no país desde o ano passado.

O líder das Nações Unidas diz estar alarmado com os níveis de violência que assolam o Haiti. Guterres solicitou aos Estados-membros para que acelerem o apoio à missão de Apoio Multinacional à Segurança para auxiliar a Polícia Nacional Haitiana.

O Haiti tem 6 milhões de pessoas precisando de ajuda
© Unfpa
O Haiti tem 6 milhões de pessoas precisando de ajuda

Em outubro de 2023, a ONU endossou a força internacional liderada pelo Quênia que pretende combater as gangues, restaurar a lei e a ordem, e ajudar na organização de eleições no Haiti.

6 milhões de pessoas precisando de ajuda

O pedido do secretário-geral é feito duas semanas após um discurso no Conselho de Segurança da ONU, ilustrando o que ele considerou “um quadro sombrio da decadência do Haiti”.

Guterres destacou que a “autoridade do Estado está se desintegrando” à medida em que grupos armados intensificam seu controle sobre Porto Príncipe e regiões vizinhas, forçando famílias a fugir e obstruindo a vida cotidiana.

O Haiti tem 6 milhões de pessoas precisando de ajuda e 1,3 milhão vivendo como deslocadas. Para aliviar a crise humanitária existem somente 10% dos fundos do apelo anual de US$ 908 milhões.

O líder da ONU destaca que “de forma vergonhosa vem sendo ignorado e lamentavelmente subfinanciado” o plano de auxílio, numa realidade em que cerca de 1,7 milhão de pessoas não podem receber assistência.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Este domingo:  Ferroviário de Nampula X Baía de Pemba em jogo...

0
O Ferroviário de Nampula enfrenta o Baía de Pemba no Estádio 25 de Junho, num jogo da décima nona jornada do Moçambola 2025. A União Desportiva do Songo joga...
- Advertisment -spot_img