27.1 C
New York
Friday, January 23, 2026
InícioInternacionalONU reforça retirada de explosivos na Síria após morte de 540 no...

ONU reforça retirada de explosivos na Síria após morte de 540 no ano passado

As Nações Unidas informaram ao Conselho de Segurança que estão dando maior importância à remoção de resíduos explosivos após a morte de 540 pessoas e quase 1 mil feridas, na Síria, em 2025. 

As declarações são da diretora da Divisão de Resposta a Crises do Escritório da ONU para os Assuntos Humanitários, Ocha, Edem Wosornu. Nesta quinta-feira, ela contou ao Conselho que a presença generalizada de resíduos impede os sírios de retornar às suas casas e a reconstrução de meios de subsistência, em particular de agricultores.

Abastecimento comercial e serviços básicos

O informe ressalta que o abastecimento comercial e os serviços básicos não estão chegando à população, o que leva muitos beneficiários a dependerem da assistência humanitária. 

Um grupo de forças de paz da ONU em uniformes de camuflagem e capacetes azuis conduz uma patrulha em um terreno montanhoso nevado na Síria, segurando uma bandeira da ONU e ligada por uma corda de segurança.

© UNDOF

Agências da ONU criaram uma área de segurança ao redor das instalações do acampamento de Al-Hol

A ONU e os parceiros estão apoiando cerca de 400 mil pessoas, todos os meses, principalmente em locais como As-Sweida e províncias vizinhas.

Falando dos progressos nas últimas semanas, Wosornu contou que o período revelou a vulnerabilidade da Síria a eventos climáticos extremos. O norte do país esteve sob fortes tempestades de neve e frio extremo que afetaram cerca de 160 mil pessoas vivendo em acampamentos. 

De acordo com a ONU, o mau tempo danificou abrigos e causou a morte de dois bebês.

Recuperação do impacto das condições de seca

A organização tem fornecido combustível para aquecimento e assistência de inverno, mas apenas foi conseguido um quarto dos US$ 112 milhões necessários para apoiar as pessoas na atual estação.

O montante disponível permitiu que os parceiros conseguissem chegassem a apenas uma fração dos 2 milhões de pessoas que se esperavam atender neste inverno.

O país está ainda em processo de recuperação do impacto das condições de seca, que afetaram 70% da última colheita de trigo.

Responsabilidades pela gestão de acampamento 

Esta semana, agências da ONU criaram uma área de segurança ao redor das instalações do acampamento de Al-Hol, que abriga milhares de mulheres e crianças que são suspeitos de ter laços familiares com membros do Estado Islâmico.

Combatentes das Forças Democráticas Sírias, SDF, retiraram-se de suas posições em 20 de janeiro, juntamente com as Forças de Segurança Interna e equipes do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e o Agência da ONU para Refugiados.

As duas entidades das Nações Unidas assumiram as responsabilidades pela gestão do acampamento e coordenam com o governo sírio a retoma urgente da distribuição segura de assistência humanitária essencial.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

BAD Aprova Financiamento de 150 Milhões USD para o Projecto Coral...

0
Empréstimo sénior do Banco Africano de Desenvolvimento reforça viabilidade financeira do projecto liderado pela Eni e consolida Moçambique como actor estratégico no mercado regional e global de gás natural liquefeito.
- Advertisment -spot_img