27.1 C
New York
Tuesday, February 3, 2026
InícioEconomiaOuro Ultrapassa os 5.000 Dólares e Sinaliza Crescente Desconfiança no Dólar

Ouro Ultrapassa os 5.000 Dólares e Sinaliza Crescente Desconfiança no Dólar

Enfraquecimento do dólar, risco geopolítico e incerteza política nos EUA aceleram a corrida aos metais preciosos, num momento de elevada sensibilidade dos mercados globais.

O ouro ultrapassou, pela primeira vez, a marca histórica dos 5.000 dólares por onça, num movimento que reflecte a crescente desconfiança dos investidores em relação ao dólar e aos activos tradicionais, num contexto marcado por incerteza geopolítica, fragilização cambial e expectativa em torno da política monetária norte-americana.

Metais Preciosos Reflectem Procura por Protecção

O metal amarelo atingiu um máximo de 5.088,52 dólares por onça, impulsionado pelo enfraquecimento generalizado do dólar nos mercados asiáticos e por uma intensificação da procura por activos considerados seguros. A prata acompanhou a trajectória ascendente, ultrapassando os 108 dólares, depois de ter quebrado a barreira dos 100 dólares na semana anterior.

Analistas sublinham que o movimento recente dos metais preciosos é consistente com um padrão clássico de procura por protecção em momentos de stress sistémico, associado a riscos económicos e políticos elevados.

Dólar Pressionado por Incerteza Cambial e Monetária

O dólar recuou face às principais moedas, após especulação em torno de uma possível intervenção cambial coordenada entre os Estados Unidos e o Japão para travar a fraqueza do iene. A moeda japonesa valorizou para 153,89 ienes por dólar, o nível mais forte desde Novembro, num contexto de liquidez reduzida.

Este movimento reforçou a percepção de vulnerabilidade do dólar, num momento em que os mercados avaliam sinais contraditórios sobre a trajectória futura da política monetária norte-americana.

Geopolítica e Política Interna dos EUA no Centro das Preocupações

A escalada dos preços do ouro é também alimentada por tensões geopolíticas crescentes, incluindo desenvolvimentos recentes envolvendo os Estados Unidos, a Venezuela e o Irão, bem como receios de uma nova paralisação orçamental em Washington.

A pressão política sobre a Reserva Federal e sobre o seu presidente adiciona um novo elemento de incerteza, num momento em que os investidores aguardam a reunião do Comité Federal de Mercado Aberto, amplamente esperada para manter as taxas de juro inalteradas.

Mercados Financeiros Reagem com Volatilidade

Nos mercados accionistas asiáticos, o fortalecimento do iene penalizou a bolsa de Tóquio, que registou quedas próximas de 2%, reflectindo o impacto negativo de uma moeda mais forte sobre as exportações japonesas. Outras praças asiáticas apresentaram desempenhos mistos, enquanto os preços do petróleo prolongaram ganhos recentes, sustentados por receios geopolíticos no Médio Oriente.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Gueta Chapo pernoita no centro de acolhimento de Boane em solidariedade...

0
A Primeira-Dama visitou, na tarde de sábado, o maior centro de acolhimento das vítimas das inundações em Boane, onde ofereceu bens diversos e pernoitou...
- Advertisment -spot_img