27.1 C
New York
Friday, October 31, 2025
InícioSaúdePaíses da América do Sul são afetados por frente fria com temperaturas...

Países da América do Sul são afetados por frente fria com temperaturas de -9ºC

Uma onda de frio extremo levou a geadas e temperaturas congelantes nas regiões centrais do Chile e da Argentina, nas últimas semanas. 

Em 30 de junho, os dois países estavam na lista dos lugares mais frios da Terra excluindo as zonas polares. O recorde foi na Patagônia que registrou -16ºC. 

Patagônia 

A frente de gelo ocorreu com a persistência de um poderoso anticiclone de origem polar que se estendeu por partes do Paraguai e Uruguai, causando temperaturas excepcionalmente baixas para a estação. 

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, afirma que a região sul da América do Sul está sofrendo os custos sociais e econômicos de uma onda de frio extremo. 

Região sul da América do Sul está sofrendo os custos sociais e econômicos de uma onda de frio extremo
Arquivo/Waldemar Niclevicz

Mesmo com as baixas temperaturas de inverno nas montanhas andinas e na Patagônia, a gravidade desse evento foi anormal e afetou até mesmo áreas baixas. O pico ocorreu em 30 de junho. 

A Direção Meteorológica do Chile e o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina informaram que diversas estações estabeleceram novos recordes de temperatura, com algumas ultrapassando -15°C, principalmente na Patagônia, nos Andes e em áreas continentais do interior. 

Produção de frutas foi afetada 

A onda de frio também danificou plantações sensíveis em vales agrícolas do centro do Chile e do norte da Patagônia, onde geadas podem afetar a produção de frutas e culturas de inverno.  

A queda de neve em cidades onde não é normal nevar também prejudicou o transporte e a educação. 

O Chile declarou Alerta Preventivo Antecipado nas áreas mais afetadas. Graças a esses alertas, não houve registro de vítimas.  

Deserto do Atacama 

No entanto, o ar frio e estagnado causou o acúmulo de poluentes e a má qualidade do ar em várias cidades do centro do Chile, como Santiago, Rancagua e Talca. 

Em 26 de junho, uma nevasca rara afetou a extensão árida do Deserto do Atacama, conhecido como o lugar mais seco da Terra.

A neve cobriu o Centro de Apoio a Operações do Observatório Alma, no Chile, situado a uma altitude de 2.900 metros.  

A queda de neve neste local é altamente incomum, com o último evento significativo ocorrendo há mais de uma década.  

Queda de -16ºC 

No Chile, os recordes ocorreram em: Temuco: -7,9°C, Puerto Montt: -8,1°C e Chillán: -9,3°C. 

Já na Argentina, a onda de frio polar afetou severamente grande parte das regiões sul e centro. Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé emitiram alertas amarelos. 

Em Chubut e Neuquén, foram registradas mínimas extremas próximas ou abaixo de -9°C.  Na Patagônia e na região de Cuyo, as temperaturas giraram em torno de -16°C. 

Nevou ainda em locais incomuns, como Mar del Plata, o Vale de Calamuchita, em Córdoba, e áreas montanhosas do norte da Patagônia. 

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

MF Realiza Primeiro Conselho Coordenador

0
O Ministério das Finanças realizou o seu Primeiro Conselho Coordenador durante dois dias, com destaque para a reflexão sobre as políticas públicas de gestão...
- Advertisment -spot_img