Parcerias como motor do desenvolvimento: Governo aposta em alianças estratégicas para expandir serviços públicos e infra-estruturas

0
65

Parcerias como motor do desenvolvimento: Governo aposta em alianças estratégicas para expandir serviços públicos e infra-estruturas

Destaques

Moçambique prepara-se para uma nova fase de governação orientada para resultados através de parcerias estratégicas, com foco na expansão de serviços públicos e reabilitação de infra-estruturas essenciais. O compromisso foi reiterado pelo ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, durante uma sessão de auscultação parlamentar sobre o Plano Quinquenal do Governo 2025–2029.

Segundo o governante, a melhoria do acesso aos serviços de saúde será uma das frentes prioritárias de aplicação da estratégia de parcerias. O Governo pretende mobilizar recursos técnicos e financeiros externos para acelerar a construção, reabilitação e modernização de hospitais, centros de saúde e sistemas de apoio ao atendimento médico em todo o território nacional.

“O que vem previsto no Programa Quinquenal do Governo e vai ser operacionalizado através do Plano Económico e Social para 2025 é ter quadros, médicos qualificados, motivados para trabalhar e servir ao cidadão, ter infra-estruturas, meios de trabalho na extensão do território”, destacou Salim Valá.

A lógica subjacente à aposta em parcerias é clara: criar condições sustentáveis para a entrega de serviços públicos com qualidade, eficácia e cobertura nacional, numa conjuntura em que os recursos orçamentais internos são limitados.

A abordagem poderá ter um impacto socioeconómico multiplicador, se for bem estruturada: ao melhorar o acesso à saúde, educação ou saneamento, reduz-se a desigualdade, promove-se a inclusão e cria-se um ambiente mais propício ao investimento e à produtividade local. Ao mesmo tempo, os investimentos em infra-estruturas geram emprego, dinamizam a economia e reforçam a coesão social e territorial.

Durante a mesma sessão, Valá respondeu ainda a preocupações levantadas pelos parlamentares sobre os impactos ambientais da mineração em Moatize, garantindo que o Governo está a adoptar medidas através do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, incluindo o reassentamento digno das comunidades afectadas.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>O Plano Quinquenal do Governo 2025–2029, que será brevemente debatido em sede parlamentar, coloca as pessoas no centro da acção pública, e apresenta as parcerias como uma alavanca concreta para acelerar a implementação das metas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui