27.1 C
New York
Friday, November 7, 2025
InícioEconomiaPetróleo Cai com Receios de Procura, Mas Mantêm Ganho Semanal

Petróleo Cai com Receios de Procura, Mas Mantêm Ganho Semanal

Os preços do petróleo registaram nova queda nesta sexta-feira, pressionados pela expectativa de abrandamento da procura nos Estados Unidos após o fim da temporada de maior consumo no verão. Ainda assim, o Brent e o WTI deverão encerrar a semana em terreno positivo, apoiados pelas tensões geopolíticas no Leste europeu e pela incerteza em torno da oferta russa.

O contrato de Outubro do Brent desceu 0,6%, para 68,23 USD/barril, antes da sua expiração, enquanto o contrato mais activo, de Novembro, recuou para 67,60 USD. O WTI norte-americano caiu 0,6%, para 64,21 USD. Apesar da correcção, o Brent caminha para um ganho semanal de 0,6% e o WTI de 0,8%.

A volatilidade recente foi alimentada por factores mistos. De um lado, ataques ucranianos a terminais russos de exportação de crude elevaram receios de disrupções na oferta, enquanto declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, a excluir qualquer encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky reforçaram a percepção de prolongamento da guerra. Do outro lado, o abrandamento sazonal da procura nos EUA, com o final da época de maior consumo de combustível após o Labor Day, e a recuperação da produção de países da OPEP+ exercem pressão em baixa sobre os preços.

O Commonwealth Bank of Australia prevê que a conjugação de maior oferta e menor actividade de refinação leve a um aumento dos inventários mundiais nos próximos meses. “Estimamos que o Brent caia para cerca de 63 USD/barril no quarto trimestre de 2025”, indicou o analista Vivek Dhar.

A incerteza também persiste em torno da resposta ocidental ao agravamento dos ataques russos à Ucrânia. Analistas consideram que eventuais sanções adicionais dos EUA e da Europa podem afectar directamente a oferta global. Paralelamente, as tensões comerciais aumentaram após o Presidente Donald Trump ter duplicado tarifas sobre importações da Índia, chegando a 50%, ao mesmo tempo que pressiona Nova Deli a reduzir as compras de petróleo russo.

Ainda assim, operadores confirmam que as exportações russas para a Índia deverão crescer em Setembro, contrariando a pressão de Washington. Fontes do sector revelaram ainda que a Arábia Saudita poderá cortar os preços de venda para a Ásia em Outubro, reflectindo fraca procura e oferta abundante.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Entretanto, a petrolífera húngara MOL e o Governo da Eslováquia confirmaram o reinício do fluxo de crude através do oleoduto Druzhba, após interrupção causada por ataque ucraniano em território russo.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

FDS reforçam segurança em Memba

0
O governador de Nampula destacou o trabalho das Forças de Defesa e Segurança para conter a presença de grupos terroristas no distrito de Memba, implementando...
- Advertisment -spot_img