Início Economia Petróleo cai pelo quarto dia consecutivo com expectativa de acordo entre Rússia...

Petróleo cai pelo quarto dia consecutivo com expectativa de acordo entre Rússia e Ucrânia

0

Os preços do petróleo registaram uma queda pelo quarto dia consecutivo esta segunda-feira, impulsionados pela expectativa de um possível acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. A perspectiva de uma resolução diplomática tem alimentado a esperança de um alívio nas sanções que têm restringido os fluxos de fornecimento global de energia.

O Brent recuou 0,2%, ou seja, 20 cêntimos, fixando-se em 74,59 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI) desvalorizou 0,3%, ou seja, 23 cêntimos, situando-se em 70,51 dólares por barril. Nos últimos quatro dias, o WTI acumula uma perda de 3,8%, tendo chegado a um mínimo de 70,12 dólares, o mais baixo desde 30 de Dezembro.

Possível acordo de paz e impacto nas sanções

A desvalorização dos preços do crude está ligada às recentes declarações Presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou no domingo que um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, poderia ocorrer “muito em breve” para discutir uma solução para o conflito. Além disso, estão previstas reuniões entre os EUA e a Rússia, que devem ocorrer nos próximos dias na Arábia Saudita, para analisar um possível cessar-fogo.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também enfatizou que qualquer negociação real incluiria a Ucrânia e a Europa, reforçando a possibilidade de um compromisso mais abrangente.

O mercado de petróleo tem reagido a estas movimentações políticas, pois a remoção de sanções sobre o petróleo russo poderia resultar num aumento da oferta global, pressionando os preços para baixo.

O factor guerra comercial

Para além das expectativas de uma trégua entre Moscovo e Kiev, há preocupações crescentes sobre o impacto de tarifas comerciais que poderiam comprometer o crescimento económico global e, consequentemente, reduzir a procura por energia. O Presidente Trump tem intensificado medidas proteccionistas, levantando receios sobre uma eventual retracção do consumo industrial e um desaquecimento da economia mundial.

Perspectivas do mercado

De acordo com Hiroyuki Kikukawa, presidente da NS Trading, uma unidade da Nissan Securities, o mercado petrolífero está a reagir à possibilidade de um cessar-fogo, que poderia aliviar as restrições sobre o fornecimento de petróleo russo. Ele também alertou para os riscos de uma desaceleração económica devido às disputas comerciais, o que poderia reduzir a procura por combustíveis.

Os analistas acreditam que o WTI deverá oscilar entre 66 e 76 dólares no curto prazo, dado que uma queda mais acentuada poderia desincentivar a produção petrolífera nos EUA.

A instabilidade nos mercados energéticos permanece atrelada às dinâmicas geopolíticas e às tensões comerciais globais. Se um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia se concretizar, os preços do petróleo podem sofrer uma correção significativa para baixo, refletindo a previsão de maior oferta no mercado global. Por outro lado, as incertezas económicas podem continuar a influenciar a trajectória do crude nos próximos meses.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version