27.1 C
New York
Thursday, November 13, 2025
InícioEconomiaPMI do sector industrial da China volta a aumentar – Inquérito

PMI do sector industrial da China volta a aumentar – Inquérito

Um inquérito conduzido por uma entidade privada revelou que actividade industrial da China expandiu-se em Março, sinalizando que o lado industrial da economia está a estabilizar.

Trata-se do O índice dos gestores de compras da indústria transformadora (Caixin), indicador oficial do PMI da indústria transformadora, que subiu para 51,1, o valor mais elevado em mais de um ano. O valor foi superior aos 50,9 registados em Fevereiro e comparado com o valor de 51 previsto pelos economistas. Uma leitura acima da marca dos 50 sugere uma expansão em relação ao mês anterior, enquanto um valor abaixo dessa marca denota contração.

O indicador mostrou que a actividade se expandiu no mês passado pela primeira vez desde Setembro, aumentando os sinais de que a economia está a estabilizar. O inquérito privado, que abrange principalmente as empresas mais pequenas e orientadas para a exportação, é normalmente mais optimista do que as leituras oficiais.

Os sectores da indústria transformadora da China parecem ter começado com força em 2024, reduzindo a pressão sobre os decisores políticos para estimularem a economia, depois de o terem feito no final do ano passado. A produção industrial aumentou 7% em janeiro-fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas, o que representa o crescimento mais rápido dos últimos dois anos e supera significativamente as estimativas.

O crescimento do investimento em activos fixos também acelerou nos primeiros dois meses do ano.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

A Economia em Debate: Governo e Sector Privado Convergem no Discurso,...

0
Os discursos de abertura da 20.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP) revelaram um raro alinhamento estratégico entre o Governo e a CTA quanto à necessidade de acelerar as reformas e reforçar a confiança. No entanto, também expuseram tensões subtis — entre o tempo político e o tempo económico, entre o compromisso e a execução — que continuam a definir o ritmo da transformação em Moçambique.
- Advertisment -spot_img