PORTO DE MAPUTO: Arranca 1.ª fase de expansão do terminal de contentores

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Iniciaram ontem as obras da primeira fase de ampliação do terminal de contentores do Porto de Maputo, de 255.000 TEU (unidades equivalentes a vinte pés) para 530.000 TEU por ano.

Com um investimento de 164 milhões de dólares e duração prevista de dois anos, os trabalhos serão executados pela Shafa Construções, EA, Limitada.

O projecto inclui a expansão do pátio de armazenagem de contentores para 6,48 hectares; construção de 400 metros adicionais de cais – elevando o total para 650 metros – e aprofundamento do calado de -12 metros para -16 metros, permitindo que o terminal acomode navios da classe pós-Panamax de até 366 metros de LOA (comprimento total).

Adicionalmente, serão instalados 700 tomadas para contentores frigoríficos para alavancar as exportações, particularmente de citrinos do Limpopo, na África do Sul, e Massingir, em Moçambique.

Mohammed Akoojee, CEO e director-geral da DP World na África Subsahariana, afirmou que, durante mais de 20 anos, a DP World opera com orgulho em Moçambique, que se tornou no centro vital do comércio regional.

“Os investimentos trarão valor substancial, mudando o panorama do transporte marítimo na costa leste de África, e reforçando a posição de Moçambique como porta de entrada para a carga em toda a região”, sustentou Akojee.

Sumeet Bhardwaj, CEO da DP World Maputo, destacou a importância da parceria e impacto positivo do projecto. “É um marco fundamental para a DP World em Maputo. Estamos a construir um terminal para responder às exigências futuras, promovendo a eficiência, reduzindo custos e criando novas oportunidades para o comércio na região. Este projecto sublinha o nosso compromisso a longo prazo com o desenvolvimento de Moçambique”.

Osório Lucas, CEO da MPDC, sublinhou que este projecto reafirma o compromisso do porto com a extensão dos termos da concessão. “A expansão do terminal é o primeiro grande marco da visão estratégica para o futuro do porto. Representa um passo no reforço da posição do Porto de Maputo como plataforma logística líder na África Austral”.

O aprofundamento do cais e expansão das infra-estruturas permitirão receber navios de maiores dimensões, ganhando competitividade na região e posicionando Maputo como centro de transbordo ideal na região até 2026.

Esta modernização aumentará a eficiência operacional e tornará as taxas de frete mais competitivas, beneficiando exportadores e operadores logísticos moçambicanos.

Fonte: Jornal Noticias

 

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