A visita a Angola que, iniciou na manhã de hoje, é de dois dias. E no primeiro foi reservado a cerimónias oficiais com a recepção de Daniel Chapo no palácio presidencial na cidade Alta onde houve cerimónias protocolares com honras militares.
Os dois presidentes mantiveram encontro privado e depois com as respectivas delegações governamentais e no final houve assinatura de quatro instrumentos jurídicos que reforçam a cooperação entre os dois estados, entre eles, o acordo sobre serviços aéreos, acordo sobre marinha mercante, portos e actividades afins, Memorando de Entendimento no domínio da acção social e igualdade de género, Programa Executivo de Cooperação no domínio cultural para o triénio 2025-2038 e Memorando de Entre o Instituto do Turismo de Angola e a sua similar moçambicana.
Dirigindo-se à imprensa, os governantes explicaram para que estágio pretendem elevar as relações diplomáticas diplomáticas. “A visita, a convite do Presidente da República de Angola, termina este Sábado. Referir que Moçambique e Angola mantém um histórico de relações amistosas com apoios de parte a parte em vários domínios, regulados por mais de 30 acordos de cooperação assinados ao longo dos cinquenta anos de existência dos dois países”.
Fonte: O País