27.1 C
New York
Saturday, October 4, 2025
InícioEconomiaPrevisão de cheias condiciona projecções económicas

Previsão de cheias condiciona projecções económicas

Resumo

O Banco de Moçambique prevê impactos na economia devido às cheias esperadas para o primeiro trimestre de 2026, afetando o fornecimento de alimentos e condicionando as projeções económicas a médio prazo. No Relatório de Conjuntura Económica e Perspetivas de Inflação de setembro, o banco central destaca a pressão sobre o Orçamento do Estado e a recuperação gradual da capacidade produtiva e oferta de bens e serviços como fatores internos importantes. A previsão de cheias severas para o início de 2026 irá limitar a disponibilidade de bens, especialmente alimentos, conforme indicado numa nota citada pela Lusa.

O Banco de Moçambique aponta para impactos na economia devido às cheias que se perspectivam para o primeiro trimestre de 2026, nomeadamente no fornecimento de alimentos, um dos factores que condicionam as projecções económicas de médio prazo.
No Relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação de Setembro, o banco central identifica, entre os “principais pressupostos internos”, desde logo, a “manutenção da elevada pressão sobre o Orçamento do Estado, bem como a “reposição gradual da capacidade produtiva e de oferta de bens e serviços”.
Igualmente a “previsão de cheias severas” no primeiro trimestre de 2026, “que condicionarão a oferta de bens, sobretudo alimentares”, refere nota citada pela Lusa.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Professores contestam cálculo das horas extras em Inhambane e exigem pagamento...

0
O governo de Inhambane anunciou o pagamento de mais de 207 milhões de meticais em horas extras atrasadas a mais de 5.100 professores, referentes a 2022 e 2023,...
- Advertisment -spot_img