Durante o encontro em Lichinga, a Primeira-Dama destacou que a sua área de actuação é de carácter social, dando atenção prioritária a idosos, crianças órfãs e vulneráveis e pessoas com deficiência.
“Estamos aqui para dizer que nós, como Gabinete da Primeira-Dama, a nossa área de actuação é a área social, onde apoiamos as pessoas com deficiência, apoiamos as crianças vulneráveis e órfãos, apoiamos os nossos idosos, porque essas são as camadas mais carenciadas”, afirmou.
Na ocasião, Gueta Chapo distribuiu diversos produtos de primeira necessidade aos idosos e pessoas com deficiência, incluindo arroz, açúcar, sabão, sardinhas, mantas e meios de compensação para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência.
“Os beneficiários agradeceram as ofertas e comprometeram-se a apoiar os esforços da Primeira-Dama nas suas acções em prol das comunidades mais vulneráveis. Contudo, aproveitaram para expor algumas preocupações, entre as quais dificuldades de habitação e questões ligadas ao subsídio social básico, solicitando que continuem a ser lembrados pelo Gabinete da Primeira-Dama.
No distrito de Chimbunila, a esposa do Presidente da República manteve igualmente um encontro com idosos, onde repetiu as mesmas acções de apoio social realizadas em Lichinga, reforçando a solidariedade e a proximidade com estas camadas da população.
A agenda do dia incluiu também uma visita ao Centro de Acolhimento Mosteiro, em Lichinga, onde a Primeira-Dama enalteceu o trabalho desenvolvido no acolhimento e protecção de crianças em situação de vulnerabilidade.
“Hoje temos o prazer de nos juntarmos ao Centro de Acolhimento Mosteiro de Lichinga para saudar e proporcionar conforto às crianças que aqui se encontram, que para nós constituem um grupo sensível na sociedade, e por isso achamos que devem ser sempre acolhidas e acarinhadas”, declarou.
Gueta Chapo realçou o esforço das assistentes e mães sociais, bem como da direcção do Mosteiro. Sublinhou ainda que a protecção da criança é uma prioridade do Governo no seu plano quinquenal, apelando a que famílias, comunidades e sociedade em geral assegurem que todas as crianças tenham acesso à educação desde os seis anos e cresçam num ambiente de paz, harmonia e respeito mútuo.
As crianças acolhidas apresentaram à Primeira-Dama uma mensagem, na qual partilharam a sua rotina diária de estudo, oração, brincadeiras e aprendizagem de corte e costura. Pediram ainda apoio para cobertores, moagem de pilar, tinta para pintar as instalações, redes mosquiteiras e materiais escolares, de modo a melhorarem as suas condições de vida e de aprendizagem.
Ainda no distrito de Chimbunila, Gueta Chapo dirigiu-se à população, a quem explicou os objectivos da sua visita de trabalho à província de Niassa.
Fonte: O País