Promoção do diálogo inclusivo e independência económica são pilares para o desenvolvimento do país

0
4
O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu esta quarta-feira, na Presidência da República, em Maputo, uma delegação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), a quem reiterou o seu compromisso de promover o diálogo inclusivo e a independência económica como pilares para o desenvolvimento social do país.

Em mais um encontro com a sociedade civil para se inteirar das suas actividades e procurar o diálogo que ajude na pacificação do país, bem como na inclusão, o Presidente da República reuniu-se com uma delegação da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO).

O encontro decorreu no quadro da visão do Chefe do Estado de assegurar que todos os estratos sociais participem activamente na construção de consensos e na definição das políticas públicas, garantindo que estas respondam às necessidades reais da população, sem deixar ninguém para trás.

Emília de Fátima Chissico, delegada da ACAMO para a Cidade e Província de Maputo, disse, no final da audiência, que a organização se deslocou à Presidência para expressar reconhecimento pelas acções do Chefe do Estado.

“Nós viemos aqui hoje saudar a Sua Excelência o Presidenta da República de Moçambique pelo trabalho que ele tem feito. O que é que nos comoveu mesmo? Nós, como pessoas com deficiência, achámos melhor chegar ao Gabinete, como Sua Excelência disse, Gabinete do Povo, para vir saudar-lhe pela iniciativa do diálogo inclusivo e da luta pela independência económica”, afirmou.

A representante frisou que a ACAMO vê nas acções do Presidente Chapo uma demonstração de que todos os cidadãos, independentemente da sua condição física, têm direito às mesmas oportunidades e ao exercício pleno da cidadania. “Nós sentimos que somos pessoas como qualquer outra pessoa que também tem os seus direitos, por isso que nos aproximámos à Presidência para vir dizer muito obrigado pelo trabalho que está a fazer”, sublinhou.

Segundo Chissico, o Chefe do Estado demonstrou conhecer profundamente a ACAMO, a sua origem e a sua sede nacional, o que facilitou a interacção. “ [O Presidente da República] recebeu-nos muito bem. E, felizmente, ele conhece a ACAMO, como surgiu a ACAMO, conhece a nossa sede nacional na Beira [província de Sofala]. Foi fácil”, destacou.

Durante o encontro, o estadista comprometeu-se a apoiar a ACAMO, considerando o seu funcionamento alinhado com os estatutos e o Plano Estratégico. “Ele recebeu-nos muito bem e prometeu-nos ajudar, porque ele achou que a ACAMO é organizada e está a trabalhar conforme os estatutos e Plano Estratégico”, acrescentou a delegada.

O Presidente da República tem reiterado, em diferentes ocasiões, que o desenvolvimento nacional deve ser construído com base na participação equilibrada de comunidades rurais e urbanas, jovens, mulheres, empresários, trabalhadores e grupos vulneráveis, assegurando que todos tenham acesso às oportunidades criadas pelos programas de crescimento e coesão social.

A audiência desta quarta-feira insere-se nessa agenda de governação participativa e inclusiva, reforçando a ligação directa entre o Executivo e as organizações da sociedade civil que representam sectores específicos da população.

Para a ACAMO, este tipo de abertura institucional é um passo importante para o fortalecimento da cidadania e para a criação de condições que permitam às pessoas com deficiência visual participar de forma activa nas decisões que moldam o futuro do país.

PR dirige abertura oficial da 14ª Reunião Nacional das Autarquias Locais

O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige esta quinta-feira a sessão de abertura oficial da 14ª Reunião Nacional das Autarquias Locais, numa das instâncias hoteleiras da capital do país.

O evento, promovido pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), decorre sob o lema “Por um Desenvolvimento Autárquico Sustentável, Inclusivo e Resiliente”.

Durante a abertura oficial, o Chefe do Estado irá interagir com os titulares dos órgãos autárquicos, num espaço de reflexão e troca de experiências sobre a governação local.

A participação do Presidente da República traduz o compromisso do Executivo em fortalecer a governação local, promover a inclusão e garantir que o desenvolvimento das autarquias seja sustentável, resiliente e centrado no bem-estar dos cidadãos.

A 14ª Reunião Nacional das Autarquias Locais constitui um fórum para analisar, discutir e propor soluções concretas aos principais desafios que se colocam à gestão autárquica no país.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!