A Rússia afirma dispor de uma base de dados dos principais terroristas mundiais, que poderá ser utilizada no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. O novo embaixador da Rússia em Moçambique garantiu que o seu país continua disponível para apoiar Moçambique na luta contra a insurgência no norte do país.
A Rússia foi um dos países que, entre 2019 e 2020, se associou a Moçambique na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, incluindo a presença de mercenários russos no país, embora tal não tenha sido confirmado pelos dois governos. Cinco anos depois, volta a manifestar prontidão para apoiar.
Segundo o novo embaixador de Moscovo em Maputo, o seu país dispõe de bases de informação que podem contribuir para o combate ao terrorismo que já dura há oito anos no norte de Moçambique.
“Eu penso que nós temos uma boa experiência. Nós temos já base certa, informática, que contém os nomes dos terroristas e podemos compartilhar, podemos dar acesso a esta informação aos nossos parceiros. E não só isso, nós podemos partilhar a nossa experiência, como é que derrubar o terrorismo dentro de um país”, disse Vladimir Taravov, Embaixador da Rússia em Moçambique.
Além da partilha de informações, a Rússia afirma ter capacidade para apoiar na capacitação militar, entre outras áreas.
“Antes de tudo, nós temos que combinar qual é a ajuda de que necessita agora Moçambique. Qual tecnologia, quais as aparelhagens (…) Porque nós temos também uma boa experiência da luta contra o terrorismo”, acrescentou o embaixador.
A Rússia trava actualmente uma guerra contra a Ucrânia, que lhe valeu isolamento no contexto ocidental. Por isso, afirma estar atenta a novas oportunidades de cooperação e parcerias em África, sendo Moçambique considerado um parceiro estratégico também na vertente comercial.
“(…) E é claro que nós começamos a ampliar e reforçar os contactos políticos. Estamos a preparar uma visita oficial do Estado do Presidente da República de Moçambique para a Rússia, e o Putin já formulou o convite, para reforçar a nossa relação e também ampliar as relações, não só políticas, mas também económicas (…) Há muitas empresas que estão ansiosas para investir em Moçambique e vice-versa. Esperamos que os empresários de Moçambique possam investir na Rússia, porque nós temos várias áreas para isso”, realçou.
O novo embaixador da Rússia em Moçambique, Vladimir Taravov, entregou as cartas credenciais ao Presidente da República em Agosto passado e, neste momento, mantém encontros de reconhecimento com várias instituições do país.
Fonte: O País