Table of Contents
O ENCONTRO entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e o ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane representa um gesto de elevada maturidade política e patriótica e compromisso de superar diferenças em prol da reconciliação nacional.
Esta perspectiva é da Sala da paz, plataforma da sociedade civil dedicada à promoção da paz, democracia e estabilidade no país, que manifesta satisfação e reconhecimento pela abertura demonstrada por Chapo e Mondlane ao aceitarem reunir-se.
A representante desta plataforma, Teresa Xavier, destacou que o encontro representa um marco relevante para Moçambique, pois, demonstra que quando o bem comum prevalece é possível ultrapassar diferenças em prol da reconciliação nacional.
Disse ainda tratar-se de um passo importante e significativo, mas que deve continuar a ser guiado por princípios de honestidade, franqueza e responsabilidade e compromisso sincero por parte de todos os actores envolvidos no processo.
A Sala da Paz pede igualmente que a iniciativa tomada pelo Presidente da República e Venâncio Mondlane seja apoiada e acarinhada por toda a sociedade.
“A Sala da Paz reconhece que este é apenas o início de um caminho que exigirá persistência, diálogo contínuo e inclusão. Por isso, apelamos para que os esforços estejam focados no restabelecimento da estabilidade do pondo de vista político, social, económico e cultural”, referiu.
Estendeu o apelo para que o diálogo se amplie e se torne verdadeiramente inclusivo, envolvendo outros actores sociais essenciais, como organizações da sociedade civil, lideres religiosos, sector privado, bem como academia e demais vozes com influência na construção da paz, reconciliação e coesão nacional.
“A Sala da Paz reafirma que o diálogo é o único caminho sustentável para o reforço da democracia, defesa dos direitos humanos, assim como a reconstrução da confiança nas instituições”, sublinhou.
Neste sentido, considera que um compromisso genuíno entre os diverso intervenientes políticos e sociais será essencial para evitar futuras instabilidade, encorajando a todas as partes para que demonstrem abertura, boa-fé e espírito de compromisso, promovendo consensos e reformas que garantam a paz e o bem-estar dos moçambicanos.
Também encoraja a transparência e a partilha regular de informações sobre os desenvolvimentos deste e futuros encontros, para garantir um acompanhamento contínuo por parte da sociedade.
Exorta, igualmente, a sociedade a canalizar os seus esforços para tornar a paz uma realidade efectiva no país, com destaque para Cabo Delgado, província que continua a ser fustigada pelo terrorismo e requer uma atenção redobrada.
Reitera também a sua disponibilidade para continuar a acompanhar, apoiar e contribuir com todo os esforços que promovam a paz , estabilidade e a coesão nacional.
Notícias Relacionadas
Fonte: Jornal Noticias