O Presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Júnior, reagiu às criticas de treinadores e dirigentes de clubes participantes no Campeonato Nacional de Futebol que dão conta do desgaste físico causado pela realização de jogos em curto espaço de tempo, ou seja, ao meio e fim-de-semanas, sem espaço para o descanso de jogadores, muito menos tempo para treinar devidamente. O timoneiro da LMF, reconheceu as dificuldades, mas referiu que a situação advém do facto desta estar a ser uma época atípica para o Moçambola, devido a vários factores, pedido compreensão dos intervenientes na prova. Tendo em conta a necessidade de se apresentar o vencedor da prova em Novembro, Simango Júnior deu conta que a calendarização dos jogos do Moçambola continuará a observar a realização de jogos ao meio e fim-de-semana.
Por Alfredo Júnior
LANCEMZ: O Moçambola está já a atravessar a sua primeira etapa, vai terminar a primeira volta, faltando alguns jogos para acertar o calendário. Como é que o presidente da Liga vê este término da primeira volta, tendo em conta que, nas últimas semanas, têm-se realizado jogos tanto ao meio-de-semana, assim como ao fim-de-semana?
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
ALBERTO SIMANGO JÚNIOR: Bem, o nosso calendário é atípico pela forma como começamos o campeonato. Somos obrigados a fazer os jogos ao meio-de-semana, às corridas, por causa do calendário que está bastante apertado. É daí que não estamos a prever, que passamos a ter a gala da primeira volta, como fazemos normalmente. É um ano atípico e o que nós tentamos fazer é cumprir o calendário a todo custo. Mas penso que o campeonato está sendo interessante, a forma como é disputado, a diferença pontual, a entrega dos atletas, tem sido uma prova bastante interessante nesse sentido.
SIMANGO PEDE COMPREENSÃO DOS CLUBES
LANCEMZ: Alguns clubes têm se queixado do fato de estes jogos, que se realizam ao meio-de-semana e ao fim-de-semana, não darem um período de descanso efetivo aos jogadores. Como é que olha para esta situação? É uma situação para continuar ou foi meramente neste período para o acerto do calendário?
ALBERTO SIMANGO JÚNIOR: É uma situação que pode continuar em algum momento. Nós já comunicamos aos clubes, todos sabem que estamos a passar por um período atípico no geral. O nosso calendário está bastante apertado e algumas viagens, por exemplo, há jogos que estão realizados num sábado, domingo, segunda-feira e as equipas estão a viajar e quarta-feira tem que se jogar, mas devido à própria extensão do país, temos estado a falar com os nossos filiados para compreenderem excepcionalmente que estamos a passar por um período que não é o ideal para fazermos uma prova de forma regular.
SITUAÇÃO FINANCEIRA ESTABILIZADA
LANCEMZ: Depois daquele período de incertezas, sobretudo com respeito ao financiamento do Moçambola, a esta altura a situação já está estabilizada, tendo em conta o ‘input’ que a Liga foi recebendo, da CDM, da Emose e de outras instituições? Como é que estamos nesse momento?
ALBERTO SIMANGO JÚNIOR: Bem, está estabilizada, mas não posso dizer que está resolvida, porque os valores que nós temos aqui não nos dão garantias finais, mas de todas as maneiras estamos satisfeitos com o curso das coisas e eu acredito que até lá teremos um final desejado para que terminemos sem qualquer tipo de sobressaltos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance