27.1 C
New York
Tuesday, October 14, 2025
InícioNacionalSociedadeSeis pessoas feridas durante tumulto em Niassa 

Seis pessoas feridas durante tumulto em Niassa 

Resumo

Tumulto em empresa mineira no distrito de Lago, Niassa, envolvendo investidores chineses resulta em seis feridos, causando receio de terrorismo. No entanto, esclarece-se que não se tratou de ataque terrorista, mas sim de confrontos entre duas empresas chinesas por uma concessão mineira. Autoridades locais desmentem rumores de insurgência e confirmam apenas um ferido, armas apreendidas e suspensão das atividades das empresas envolvidas, com processo judicial em curso. As operações mineiras permanecem paralisadas desde o incidente ocorrido há cerca de duas semanas.

Houve tumulto no distrito de Lago, na província de Niassa. Seis pessoas contraíram ferimentos durante uma disputa numa empresa mineira levada a cabo por investidores chineses. Houve disparos e a população já pensava tratar-se do alastramento do terrorismo para aquela zona.

São tiros que levaram a população do distrito de Lago a pensar que se trata de uma invasão terrorista ao distrito de Lago em Niassa. Afinal não é bem assim. São duas empresas chinesas, que durante a disputa de uma concessão mineira acabaram em tumultos, o que causou o ferimento de seis pessoas.

A empresa detentora de licença de exploração mineira também desmente informações postas a circular dando conta do alastramento da insurgência para o distrito de Lago.

Abordado sobre o assunto, o Secretário de Estado de Niassa, Silva Livone reagiu através de uma mensagem enviada à nossa Redacção, nos seguintes termos.

Não constitui à verdade a ocorrência de ataques na nossa Província. Confirmo sim, que há duas semanas, duas empresas mineiras entraram em confrontos que resultaram em um ferido. Como medidas, apreendemos as armas, decretamos a suspensão das actividades das empresas e instauramos um processo judicial junto à Procuradoria do Distrito de Lago”, lê-se no documento.

O caso ocorreu há cerca de duas semanas e as actividades mineiras ainda estão paralisadas

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

- Advertisment -spot_img