SG da OJM quer protagonismo juvenil na independência económica

0
8
O secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Constantino André, que desde hoje se encontra em visita de trabalho à província de Nampula, apelou aos jovens a abraçarem a visão do Presidente da República, Daniel Chapo, de tornar o país economicamente independente, destacando que o futuro de Moçambique depende da capacidade destes de se afirmarem como agentes de transformação social e desenvolvimento sustentável.
O dirigente do braço juvenil do partido Frelimo lembrou que o Governo tem vindo a lançar vários programas destinados a fortalecer a autonomia dos jovens, como o Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), o Fundo de Garantias Mutuárias, o Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis, o programa ProAzul voltado para a economia azul, bem como iniciativas relacionadas com a habitação juvenil.
“Estas iniciativas são instrumentos concretos que visam abrir portas para que os jovens tenham acesso ao crédito e possam implementar os seus projectos e encontrar soluções criativas para os desafios do presente”, sublinhou.
Disse que a independência económica não é apenas um sonho, mas uma meta alcançável, se os jovens apostarem no empreendedorismo, na formação técnica e profissional e no aproveitamento dos recursos disponíveis. Entretanto, desafiou os jovens a fazerem uma reflexão sobre o perfil dos membros da OJM na sociedade, antecipando que eles devem ser disciplinados, patriotas e comprometidos com os valores de cidadania e solidariedade.
Em Nampula, Constantino André deverá deslocar-se aos distritos, onde estão previstos encontros com jovens, líderes comunitários e instituições locais, com o objectivo de auscultar as preocupações da juventude e avaliar como os programas em curso podem responder às suas necessidades.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!