27.1 C
New York
Thursday, October 9, 2025
InícioNacionalSociedadeTerroristas concentram população numa mesquita da vila de Mocímboa da Praia

Terroristas concentram população numa mesquita da vila de Mocímboa da Praia

Resumo

Grupo armado volta a entrar em Mocímboa da Praia, desta vez concentrando parte da população numa mesquita para reafirmar intenção de criar estado islâmico em Cabo Delgado. Vídeo amador mostra grupo com uniforme militar e armas de fogo na mesquita. Administrador do distrito confirma entrada do grupo, sem danos humanos ou materiais. População sentiu medo, mas ambiente tende a normalizar com serviços e comércio a funcionar. Esta é a terceira vez que o grupo entra na vila, agora sob forte segurança das Forças de Defesa de Moçambique e da República do Ruanda.

O grupo armado voltou a entrar na vila de Mocímboa da Praia ao princípio da noite do dia 6 de Outubro, mas ao contrário do que tem sido habitual, desta vez, apenas concentrou uma parte da população dentro de uma mesquita de Nabubussi, no bairro de Milamba, onde voltou a reafirmar a sua intenção de criar um estado islâmico em Cabo Delgado.

“Hoje estão a ver que não somos bandidos como algumas pessoas têm estado a mentir para vocês. Somos religiosos e filhos de ALLAH. Como podem ver, esta bandeira não é de Nyusi (bandeira da República de Moçambique), é uma bandeira de ALLAH”, ouve-se num vídeo amador gravado na ocasião e amplamente divulgado nas redes sociais.

Segundo mostra o vídeo amador, o suposto grupo armado entrou na mesquita com uniforme militar e armas de fogo.

O administrador do distrito  confirmou a entrada do grupo armado e disse não ter havido danos humanos nem materiais.

“Eles entram na zona de Nabubussi via marítima, a pé, com a maré baixa. Entram em áreas sagradas da mesquita onde não entram mulheres nem calçados, mas eles entraram  com sapatos. Quando a nossa força chegou ao local, eles já haviam saído para as matas em direcção à aldeia Ulo”, revelou o administrador.

A presença do grupo provocou medo e pânico no seio da população, mas segundo a administrador, o ambiente tende a voltar à normalidade.

“Não faltou pânico, mas a situação voltou à normalidade, uma vez que os serviços e o comércio estão a funcionar normalmente”, tranquilizou Sérgio Cipriano.

Esta é a terceira vez que o grupo armado entra em Mocímboa da Praia, um distrito que esteve fora do controlo do estado entre 2020 a 2021, e actualmente está sob fortes medidas de segurança garantida pelas Forças de Defesa de Moçambique e da República do Ruanda.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Dirigentes de Cabo Delgado e Manica apelam ao envolvimento de todos...

0
O Presidente da Renamo, Ossufo Momade, defendeu em Chimoio que o Diálogo Nacional Inclusivo é fundamental para estabelecer regras eleitorais mais...
- Advertisment -spot_img