No pontapé de saída do tão aguardado Campeonato Nacional de Futebol, comumenbte chamado de Moçambola 2025, a Associação Black Bulls optou por serviços mínimos para derrotar o Ferroviário da Beira por 1-0, no jogo de abertura da prova que teve como palco o Complexo desportivo de Tchumene, na Arena Lalgy no último sábado, 17 de Maio.
Por Julião Tsowo e Sérgio Sitóe (Fotos)
Jogando em casa e perante o seu publico, os “touros” entraram na batalha com os chifres virados e apontados ao ataque com o objetivo de ferir a baliza defendida por Paizinho, porém encontraram uma defesa locomotiva que não tremeu face o ataque do seu oponente.
O Ferroviário da Beira optava por colocar a bola no espaço para aproveitar a velocidade e agilidade de Dayo António bem como a de Karim que conseguia passar por Chamboco e Macandza com facilidade pecando apenas no último passe.
VEJA A ENTREGA DA TAÇA A BLACK BULLS
Dayo esteve frente a frente com Ernani Siluane mas não teve pontaria suficiente para abrir o activo, o esférico passou ao lado do poste direito da baliza e os adeptos locomotivas já gritavam golo.
Por sua vez, os anfitriões dominaram a etapa inicial do jogo, encostando o forasteiro no seu último reduto, contudo, o pecado esteve na finalização.
A equipa de arbitragem chefiada por Celso Alvação foi nalgum momento tendenciosa, ao assinalar dois fora de jogos ao Ferroviário da Beira não existentes prejudicando os locomotivas no seu ataque.
A Black Bulls teve um ataque que certamente daria em golo, Hammed foi derrubado dentro da grande área, a equipa da casa reclamou um pênalti que não foi assinalado pelo árbitro internacional moçambicano Celso Alvação. Com o nulo a prevalecer, as duas equipas foram ao intervalo.
Na segunda parte foi a Black Bulls que novamente pressionou o seu adversário, como corrolário disso, Danilo passou pelo defesa central brasileiro, Gustavo e fez um passe milimétrico para Chamito que teve praticamente a baliza escancarada e abriu o marcador quando estavam jogados 62 minutos e, apontou o primeiro golo do Moçambola, o que lhe valeu o prémio de Homem de Jogo oferecido pela Liga Moçambicana de Futebol.
O Ferroviário da Beira tentou igualar a partida mas sem eficácia, Karim fez um remate em arco da ponta esquerda do ataque, a bola passou ao lado da baliza de Siluane.
Com este resultado (1-0), o juíz da partida terminou o jogo que valeu a primeira vitória a Black Bulls no início da prova, defendendo o título com triunfo fazendo valer o ditado “em casa mandamos nós”. (LANCEMZ)
Fonte: Lance