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 Trabalhador da Administração Pública: Estrutura, Poderes e Regulação

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Por: Naice Novela

O trabalhador da administração pública, refere-se a qualquer pessoa que presta serviços ao Estado ou a outras entidades públicas, mediante a remuneração e sob subordinação jurídica. Essa relação pode ocorrer através de nomeação para um cargo público, contrato de trabalho a termo certo ou contrato individual de trabalho para tarefas permanentes, com o objetivo de assegurar a prestação de serviços públicos à sociedade.

O Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE) define as normas e os princípios que regem a relação jurídica entre o Estado e os seus trabalhadores.

  1. Requisitos para Ingresso na Administração Pública

Para ingressar na administração pública moçambicana, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser de nacionalidade moçambicana;
  • Possuir Número Único de Identificação Tributária (NUIT);
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Apresentar sanidade mental e capacidade física compatível com o cargo;
  • Não ter sido aposentado;
  • Possuir habilitações literárias mínimas de educação básica ou específicas do cargo.
  1. Estrutura da Administração Pública

A administração pública, é organizada em diferentes níveis e sectores, abrangendo:

  • Órgãos centrais, provinciais e locais;
  • Serviços públicos descentralizados;

Entidades autónomas.

A gestão pública envolve a administração de todos os sectores que prestam serviços à população, como saúde, educação, segurança, finanças, transportes, entre outros.

4. Poderes da Administração Pública

  • Poder normativo: expedir normas e regulamentos administrativos;
  • Poder hierárquico: organizar servidores, distribuir competências e supervisionar o funcionamento interno;
  • Poder disciplinar: instaurar processos e aplicar sanções por infrações administrativas;
  • Poder de polícia: restringir direitos individuais para garantir a ordem, segurança e bem-estar coletivo.
  1. Funções dos Trabalhadores da Administração Pública
  • Saúde
  • Educação
  • Segurança e ordem pública
  • Fiscalização e regulação
  • Administração geral e gestão de recursos públicos, etc.

Cada função visa promover o bem-estar da sociedade e garantir o funcionamento eficiente do Estado.

  1. O Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE)
  • Direitos e deveres dos funcionários públicos;
  • Garantias e responsabilidades no exercício da função pública;
  • As normas de conduta e os procedimentos administrativos aplicáveis aos agentes do Estado.

O regulamento do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE), aprovado pelo Decreto n.º 32/2023, detalha a aplicação do estatuto e orienta os órgãos públicos sobre sua implementação.

 

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