27.1 C
New York
Sunday, October 19, 2025
InícioInternacionalTropas de paz de língua portuguesa na África celebram coragem da população

Tropas de paz de língua portuguesa na África celebram coragem da população

Este 29 de maio é o Dia Internacional dos Capacetes Azuis das Nações Unidas.

Atualmente, existem 11 missões de paz operando pelo mundo com mais de 68.500 profissionais em ação.

Realidades de hoje e desafios do amanhã

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre o tema deste ano “o futuro das operações de paz no mundo” e a importância das missões para países em conflito.

Segundo Guterres, mais do que nunca, o mundo precisa das Nações Unidas e as Nações Unidas precisam de operações de paz plenamente equipadas para as realidades de hoje e os desafios de amanhã.

A Missão de Paz na República Centro-Africana, Minusca, tem mais de 17 mil militares incluindo 3 mil policiais. Um grupo de brasileiros e portugueses falou à ONU News sobre o contato com a população enaltecendo a coragem e resiliência das pessoas no dia a dia. A major Ana Paula Martins diz que aprende todos os dias com os centro-africanos e com boinas-azuis de outros países.

Culturas e aprendizado

“Todo o dia tem sido um aprendizado muito especial que tem me engrandecido no sentido pessoal e militar. O contato com pessoas de diversas partes do mundo e também a oportunidade de aprender um pouco a cada dia com a maneira como eles trabalham e a respeito de suas culturas tem sido muito interessante.”

Já o capitão Ricardo Fernando Montes e Pinho afirma que a simplicidade dos centro-africanos o cativou.

“As pessoas aqui com tão pouco conseguem na mesma a sorrir, conseguem mostrar um sorriso enorme na cara.  A felicidade. Muitas vezes, com menos da metade daquilo que nós temos, conseguem na mesma, através da esperança e através da alegria. Eu consigo ver felicidade na população e nas crianças locais.”

Mortes em serviço

Desde o seu início, em 1948, a ONU já teve 71 missões de paz pelo mundo. Atualmente, mais de 1 mil pessoas são voluntárias nos trabalhos da organização no terreno.

Em sua mensagem, o secretário-geral lembra do sacrifício de muitos boinas-azuis que perderam a vida em ação.

Ele ressalta que mais de 4,4 mil agentes da paz morreram em serviço, 57 somente no ano passado. Guterres afirmou que a ONU jamais os esquecerá e dará continuidade a seu trabalho

O secretário-geral ressalta que muitas áreas onde estão as operações de paz se tornaram ainda mais perigosas por uma multiplicidade de ameaças, como o terrorismo, a desinformação mortal e outros desafios que transcendem fronteiras, da crise climática ao crime transnacional.

Sharon Syme, de Gana, receberá a distinção sobre igualdade de gênero e Zainab Gbla de Serra Leoa o de policial do ano pelos seus trabalhos em missões de paz
ONU

Sharon Syme, de Gana, receberá a distinção sobre igualdade de gênero e Zainab Gbla de Serra Leoa o de policial do ano pelos seus trabalhos em missões de paz

Militares premiadas

Ainda neste 29 de maio, duas boinas-azuis da ONU recebem a edição 2024 dos Prêmios Defensora Militar da Igualdade de Gênero e Policial Mulher do Ano.

Sharon Syme, de Gana, receberá a distinção sobre igualdade de gênero e Zainab Gbla de Serra Leoa o de policial do ano pelos seus trabalhos em missões de paz.

*Em parceria com a Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Desmobilizados da Renamo Desvalorizam Decisões da Reunião no Conselho Nacional

0
Desmobilizados da RENAMO desvalorizam a reunião do Conselho Nacional do partido em Nampula, criticando a falta de destituição de Ossufo Momade como líder....
- Advertisment -spot_img