Início Desporto Um Moçambicano, Um Metical: Uma Campanha Pela Solidariedade Nacional

Um Moçambicano, Um Metical: Uma Campanha Pela Solidariedade Nacional

0

Por: Gentil Abel Gentil Carneiro

 

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) lançou, na última sexta-feira (06), em Maputo, uma campanha de apoio à seleção nacional de futebol, os Mambas.

A campanha denominada “Um Moçambicano, Um Metical”, tem ganhado visibilidade como uma ação de solidariedade nacional para apoiar os Mambas, a seleção de futebol. A proposta é simples: se cada cidadão doar um metical, será possível reunir milhões de meticais para custear as despesas da seleção e garantir a sustentabilidade financeira e logística para a participação dos Mambas no CAN – Marrocos 2025 e na qualificação rumo ao mundial de 2026.

A ideia por trás da campanha é inspiradora pela sua simplicidade. Num país com mais de 30 milhões de habitantes, a contribuição mínima de cada pessoa pode resultar numa soma expressiva. O objetivo principal não é apenas o dinheiro, mas o despertar de um sentido de responsabilidade coletiva, onde todos, independentemente da sua condição financeira, possam fazer parte da solução. Por isso, “Um Moçambicano, Um Metical” surge como um gesto simbólico de união, em vez de esperar apenas por soluções governamentais ou doações, a campanha incentiva os próprios moçambicanos a serem protagonistas de uma nova narrativa: a de um povo que se levanta, mesmo com pouco, para ajudar a quem mais precisa. Ou seja, é uma campanha que valoriza o esforço do povo moçambicano.

As contribuições estão a ser feitas através dois números de carteira móvel. Importa referir que no acto de lançamento da campanha, o Presidente da FMF, Feizal Sidat, deu o exemplo com uma contribuição de 10.000,00 MZN (dez mil meticais), enquanto o antigo capitão dos Mambas, Tomás Inguana, contribuiu com o valor de 5.000,00 MZN (Cinco mil meticais).

Mais do que uma contribuição monetária, trata-se de um apelo à empatia, à ação e ao compromisso com o bem comum. Porque, no fim, o metical que cada um dá é também uma afirmação: o futuro de Moçambique pode e deve ser construído por todos e que os Mambas não estão sozinhos.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version