Início Nacional Política União Europeia reforça apoio a reformas estruturais em Moçambique

União Europeia reforça apoio a reformas estruturais em Moçambique

0

O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, reiterou o compromisso da organização em apoiar as reformas estruturais em curso no país, num encontro com o coordenador executivo do Gabinete de Reformas e Projectos Estratégicos, Osvaldo João Machatine.

O diplomata destacou a importância estratégica do Gabinete para o sucesso do programa de reformas do governo moçambicano.

Na reunião, que contou com a participação de embaixadores de 11 países da União Europeia residentes em Moçambique, Maggiore enfatizou a “importância das reformas” para o país e a “disponibilidade da União Europeia e seus Estados-membros em apoiar o trabalho do Gabinete”.

O embaixador reconheceu o carácter desafiante da tarefa, mas salientou que as reformas são essenciais para o desenvolvimento social e económico de Moçambique.

A conversa, descrita por Maggiore como “muito interessante”, teve como foco a clarificação do papel estratégico do Gabinete de Reformas. “O ponto principal desta reunião foi compreender o papel estratégico deste Gabinete”, afirmou, ressaltando que a visão do Presidente da República, Daniel Chapo, sobre a importância desse órgão é clara e direccionada à implementação de mudanças substanciais no país.

Maggiore revelou que, para a União Europeia, a reforma do governo vai além da simples melhoria institucional. “O ponto é que a União Europeia e os Estados-membros querem trabalhar com Moçambique para Moçambique, então, reformas para a população, reformas para o sector privado, reformas para a área social”, explicou.

O diplomata também apontou que as expectativas da população são uma referência fundamental para o processo de reformas.

Durante a reunião, foi destacada a forte liderança do Presidente da República e a forma como ele tem incentivado uma sinergia entre os partidos políticos em Moçambique. “A palavra-chave é a palavra ‘reformas’”, disse Maggiore, destacando o compromisso político alcançado pelo Presidente com os líderes partidários, que tem sido essencial para garantir o avanço das reformas.

O coordenador executivo do Gabinete de Reformas e Projectos Estratégicos também abordou neste encontro as linhas estratégicas do Gabinete, que incluem o envolvimento directo da liderança do Presidente Chapo na execução das reformas.

O trabalho colaborativo entre o Gabinete e os embaixadores da União Europeia foi amplamente discutido, com uma ênfase clara na sinergia entre os parceiros.

A União Europeia, conforme declarado pelo embaixador, entende o desafio e manifesta prontidão para fornecer o suporte necessário de modo a concretizar as reformas que visam melhorar a vida dos cidadãos e fortalecer as instituições moçambicanas. “A União Europeia e os Estados-membros estão prontos a trabalhar com este Gabinete para avançar com reformas concretas pelo país”, afirmou.

Este encontro representa um marco importante na parceria entre Moçambique e a União Europeia, simbolizando ainda um compromisso renovado para um futuro de desenvolvimento sustentável e reformas estruturais que tenham um impacto positivo em todos os sectores da sociedade. (RM)

Source

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version