27.1 C
New York
Wednesday, November 5, 2025
InícioNacionalSociedadeVacinadas contra cólera todas as mais de 100 mil pessoas previstas em...

Vacinadas contra cólera todas as mais de 100 mil pessoas previstas em Marínguè, Sofala

Foram vacinadas contra a cólera todas as 109 121 pessoas previstas no distrito de Marínguè, em Sofala. A garantia é da secretária de Estado na província, Cecília Chamutota, que apela, entretanto, para que os vacinados continuem a observar as medidas de prevenção contra a doença.

Para responder ao actual surto de cólera no país, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação que previa abranger mais de dois milhões de pessoas.

A campanha decorreu de 08 a 12 de Janeiro. O público-alvo eram residentes em áreas vulneráveis e de foco para o actual surto da doença, nalguns distritos das províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Tete e Sofala.

Nesta última província, a campanha abrangeu apenas o distrito de Marínguè, que pretendia vacinar 109 121 pessoas, uma meta alcançada a 100%, segundo disse Cecília Chamutota.

“O processo de vacinação ocorreu da melhor forma possível, tendo o distrito alcançado todo o grupo-alvo previsto. Não tivemos nenhum efeito adverso, pós-vacinação, reportado, não tivemos nenhum caso de recusa de vacina ou doses desperdiçadas.”

Actualmente, além de Marínguè, há outros dois distritos com casos de cólera, nomeadamente, Caia e Cheringoma. A província de Sofala já teve um cumulativo de 1026 casos, dos quais 1016 já tiveram alta e 10 continuam internadas.

Por isso, Cecília Chamutota apela à população para continuar a tomar cuidado.

“Mesmo estando vacinados, continuem a observar as regras de prevenção de doenças hídricas, como é o caso da higiene individual e colectiva, saneamento do meio e tratamento de água, antes do seu consumo, tendo em conta que ainda estamos dentro da época chuvosa”, exortou.

A cólera é contagiosa. Transmite-se através do contacto com água e alimentos contaminados, que causam diarreia, náuseas e vómitos. Só nos últimos três meses, 20 pessoas morreram com a doença em Moçambique.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Optimismo Empresarial Persiste Apesar dos Riscos Macroeconómicos

0
O Standard Bank destaca a resiliência das empresas moçambicanas face a pressões inflacionárias e escassez de divisas, prevendo uma consolidação da retoma...
- Advertisment -spot_img