DOZE viaturas-laboratório estão a ser introduzidas desde ontem no país, no âmbito do aprimoramento da segurança rodoviária. Trata-se de veículos equipados com dispositivos para consultar o cadastro dos condutores, registo imediato das contravenções, marcação de troca de carta de condução, controlo de álcool e limite de velocidade.
A aquisição dos apetrechos é justificada pela necessidade de dotar as equipas de controlo rodoviário de maior e melhor capacidade para intensificar as acções de dissuasão de condutores para o respeito das regras de trânsito.
Falando ontem em Maputo, na inauguração de três dos 12 meios, o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, explicou que com os aparelhos se inicia um novo paradigma no qual o agente fiscalizador se apoia de meios tecnológicos para uma actuação mais eficiente e flexível.
O registo de consulta de contravenções de trânsito na via pública, por exemplo, é uma ferramenta que permite o controlo, em tempo real, da conduta do automobilista evitando que condutores sancionados continuem a circular por falta de cadastro ou morosidade na digitalização das infracções.
Fonte:Jornal Notícias