A CBF e os clubes decidiram, no Conselho Técnico Extraordinário, realizado nesta segunda-feira (27), na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, usar as datas Fifa para ajustar o calendário da Série A do Brasileirão.
A informação é do ge.
Além da utilização das datas Fifa, a CBF decidiu usar do recurso das inversões de mando de campo para os clubes gaúchos para que a competição possa ser encerrada em 8 de dezembro de 2024, como havia sido programado originalmente.
A troca de mando, porém, terá que contar com a aprovação do adversário.
A tabela com os detalhes, porém, ainda não foi divulgada pela CBF.
Uma data Fifa consiste o período de nove dias em que os clubes são obrigados a liberar os jogadores para as seleções.
Em 2024, ainda há quatro datas Fifa:
Originalmente, o calendário do futebol brasileiro previa a paralisação das competições durante as datas Fifa para que os clubes com jogadores convocados não fossem prejudicados.
No dia 15 de maio, a Série A do Brasileirão foi paralisada por causa da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, com os clubes gaúchos com suas sedes, estádios e centros de treinamento inundados, e será retomada no sábado (1° de junho), na sétima rodada.
Grêmio, Inter e Juventude, porém, já tinham tido seus jogos adiados no Brasileirão e na Copa do Brasil desde o início de maio (quinta e sexta rodadas do campeonato nacional).
Sobre não ter rebaixamento, o próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já tinha informado no último domingo (26), de que seria impossível a modificação porque o acesso e decesso estão garantidos em leis federais.
Para a Copa do Brasil, porém, ainda não há uma definição. A Confederação Brasileira precisa achar datas para o jogo de volta entre Grêmio e Operário-PR e para a ida e volta de Inter x Juventude, pela terceira fase do torneio.
Foto de destaque: YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images
Fonte: OneFootball