27.1 C
New York
Sunday, November 9, 2025
InícioNacionalSociedadeChapo garante que preparativos para celebração dos 50 anos da independência estão...

Chapo garante que preparativos para celebração dos 50 anos da independência estão “a correr bem” 

O Presidente da República, Daniel  Chapo, manifestou, neste sábado, satisfação com o estágio dos  trabalhos de preparação no Estádio da Machava, em Maputo,  afirmando que “está a correr bem” e que tudo estará pronto até o dia  25 de Junho, para acolher as festividades centrais dos 50 anos da  independência nacional. 

Durante a visita ao emblemático recinto, o Chefe do Estado apelou à  união, paz e participação activa dos moçambicanos nas  comemorações, e prestou uma sentida homenagem ao jornalista Atanásio Marcos, falecido na véspera, destacando o seu legado  como membro da nova geração da comunicação social  moçambicana. 

Falando à imprensa no fim da visita matinal, o estadista afirmou que,  segundo informações dos técnicos envolvidos, o estádio estará  “completamente apostos” até ao dia 24, data marcada para o ensaio  geral das celebrações. “Vai ser feito o último ensaio para que no dia  25 de Junho, ao comemorarmos os 50 anos da nossa independência  nacional, possamos ter tudo em condições, e possa acolher a festa  em perfeitas condições,” afirmou. 

O Presidente endereçou um convite a todos os  moçambicanos, em particular aos residentes do Grande Maputo, para  participarem na festa no local onde foi proclamada a independência  em 1975. 

Na ocasião, o governante saudou ainda os Caminhos-de-Ferro de  Moçambique (CFM) pelos 130 anos da sua fundação e elogiou a  reabilitação do Estádio da Machava como um “presente para toda a  população moçambicana”. 

Sublinhando a importância do momento, o Presidente da República  referiu que a celebração dos 50 anos deve ser também uma  oportunidade para avaliar o percurso do país e traçar metas para o  futuro. “Durante estes 50 anos houve muitas realizações, mas também  há desafios e vamos continuar a trabalhar. […] Vamos fazer a  avaliação do que foram os 50 anos e projectarmos os próximos 50  anos,” destacou. 

O Chefe do Estado apelou à responsabilidade individual de cada  cidadão na construção do país, frisando que o desenvolvimento só é  possível num ambiente de estabilidade. “Não há desenvolvimento sem  paz e segurança, daí que a paz e segurança são bens fundamentais.  […] O mais importante é que cada um de nós tem que fazer a sua  parte para manter a paz, a reconciliação e, sobretudo, o amor ao  próximo e a irmandade,” afirmou.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo defende justiça ambiental para países vulneráveis

0
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, apelou por decisões globais corajosas na COP30, destacando a urgência de enfrentar a crise climática com financiamento...
- Advertisment -spot_img