Moçambique e Japão avaliam, hoje, o estágio cooperação bilateral, no âmbito da nona conferência internacional de Tóquio para o desenvolvimento, TICAD 9.
Para o efeito o Presidente da República, Daniel Chapo, reúne-se, em Yokohama, com o Primeiro-Ministro do Japão, Shigueru Ishiba.
O Chefe de estado moçambicano vai a este encontro bilateral após participar na sessão plenária sobre Economia que se dedicou, entre outros aspectos, à avaliação dos compromissos assumidos anteriormente, na TICAD 8 e definição de novos caminhos de cooperação, visando acelerar o desenvolvimento sustentável das economias africanas.
Discursando na sessão plenária, Daniel Chapo, partilhou algumas acções sobre o desenvolvimento integrado de infra-estruturas, inscritas no Plano de Quinquenal do Governo 2025-2029, com destaque para o Corredor de Nacala.
“Permitam-me destacar o Corredor de Desenvolvimento de Nacala como porta de entrada privilegiada de investimento japonês na África Austral”, disse.
A agenda de trabalho do Presidente da República para, esta quinta–feira, no Japão, encerra com um encontro com a comunidade moçambicana residente naquele país asiático. (RM)
Fonte: RM