Lançada campanha de reabilitação massiva de campos municipais da cidade de Maputo

0
9
Arrancou na tarde desta sexta-feira,22 de Agosto no Campinho da Mafalala, a campanha de reabilitação e reestruturação dos campos localizados no interior dos bairros periféricos da Cidade de Maputo. a iniciativa é da edilidade da capital do país aue pretende preservar os espaços onde outrora brotaram talentos para o futebol nacional e não  só. 

Por Neyma dos Santos

De acordo com Rasaque Manhique, presidente do Município de Maputo, a iniciativa surge da necessidade de melhorar e recondicionar os locais de prática desportiva no interior dos bairros para que crianças e jovens da urbe, possam praticar desporto, em particular o futebol em condições condignas.

” Significa ocupar a nossa juventude nos tempos livres, com aquilo que eles têm direito, praticar o discurso. Entendemos que os nossos jovens, as nossas crianças, merecem ter um melhor campo que os seus bairros.Um campo que tenha condições aceitáveis,com balizas próprias, com um pis próprio,com uma vedação também possível,e também com um lugar em que seja cómodo para que todos aqueles que sejam amantes do futebol, assistentes, possam se afrontar enquanto decorrem a prática do futebol. E entendemos que esta é uma iniciativa que devemos abraçar toda a cidade.

 

VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE

Manhique, realçou que as obras de reabilitação dos campos vão decorrer de maneira gradual para que os recintos sejam melhor preservados.

” Na primeira fase, vamos fazer um cinturão. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo.

Vamos pegando por cada distrito, pegando um campo, e a seguir vamos inserir para o interior de todos os bairros.O objetivo é garantir que este direito de ter um espaço para praticar o futebol seja salvaguardado.
Nós, os governos do Conselho Municipal,temos essa responsabilidade”.

No total,o governo municipal vai reestruturar e reorganizar sete campos em todos os distritos de Maputo, nomeadamente: o campinho da Mafalala,o campo 7 de Abril em KaMaxakeni,campo do Cape-Cape em Chamanculo,Campo Jax no bairro das Mahotas,campo Aldeias em Chamissava,campo Shell em Magoanine C e Quadra desportiva no distrito de KaNyaka.

Essencialmente, nos campos municipais,a edilidade de Maputo vai remover o solo contaminado, construir o muro de vedação, pintar e colocar as redes nas balizas, colocar iluminação e limpar as valas de drenagem ao redor dos campos.

Por seu turno, João Chissano, treinador nacional de futebol, afirmou que o projecto da edilidade é louvável, visto que o município já perdeu vários campos por conta da falta de preservação dos mesmos.

” Dar os parabéns ao Presidente Rasaque Manuel pela iniciativa, porque o município de Maputo já perdeu muitos campos e o Presidente hoje aqui frisou que, enquanto ele for Presidente do Conselho Municipal, Maputo não vai perder mais de nenhum campo para outro tipo de actividades. Isto é uma iniciativa de louvar, atendendo que temos muitas crianças com muito potencial e os campos da cidade de Maputo são ótimos para desenvolver aquilo que é o talento do desportista moçambicano”, apontou João Chissano.

Jair Uamba, coordenador desportivo do distrito de KaMaxakene afirmou que a iniciativa é imprescindível, visto que abrange crianças e jovens dos bairros periféricos,atendendo que os petizes precisam destes lugares para divertirem-se.

” A iniciativa é de louvar por que abrange as crianças, que necessitam de lugares para a sua diversão, evitando envolver-se em comportamentos desviantes”.

O campinho da Mafalala, que acolheu o arranque do projecto de reestruturação dos campos do município de Maputo,vai ser entregue em sete dias, á tempo de acolher a mais importante competição do bairro, a Copa Mafalala. (LANCE MZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!